Suporte

Aplicativo

Baixe gratuitamente nosso aplicativo no seu smartphone

Manual

Baixe aqui o manual do usuário de seu Oxistar

Perguntas frequentes

Utilizando o aplicativo Biologix

O que é o aplicativo Biologix?

O aplicativo Biologix é um aplicativo para smartphones e tablets da Biologix que permite a realização, em casa, de um exame chamado Monitoramento Digital da Apneia do Sono. Ele é sempre utilizado em conjunto com o sensor Oxistar da Biologix.

Quem pode utilizar o aplicativo Biologix?

Qualquer adulto que queira diagnosticar a apneia do sono ou monitorar a sua evolução e seu tratamento ao longo do tempo.

O Biologix oferece alguma forma de tratamento para a apneia do sono?

Não, o Biologix é um sistema que faz exames de apneia do sono, permitindo o seu diagnóstico e o monitoramento de tratamentos. Para o tratamento da apneia do sono consulte o seu médico.

Como o aplicativo Biologix detecta a apneia do sono?

Uma obstrução da via aérea superior é quase sempre seguida de uma queda na saturação de oxigênio do sangue (SpO2), que é medida continuamente durante toda a noite de sono. Através dos algoritmos da Biologix, o aplicativo calcula o índice de dessaturações de oxigênio (IDO), que é o número de quedas da SpO2 por hora de exame.

O aplicativo Biologix apresenta o IAH (índice de apneias e hipopneias)?

Não, o Biologix não apresenta o IAH. Ele apresenta o IDO (índice de dessaturações de oxigênio), que é um indicador importante da ocorrência de apneias e hipopneias.

Preciso de acesso à Internet para utilizar o aplicativo Biologix?

Sim, é preciso que o smartphone com o aplicativo Biologix esteja conectado à Internet para iniciar e para concluir o exame. A conexão pode ser através de Wi-Fi ou da rede de dados da operadora do celular (3G, 4G, etc...)

A tela "Meus sensores" do aplicativo Biologix

O que é Sp02?

SpO2 significa saturação de oxigênio periférica medida com oxímetro de pulso e é uma estimativa da quantidade de oxigênio no sangue.

O que é FC?

FC indica a frequência cardíaca e é medida em batimentos por minuto (bpm).

O que é PI

O PI é o índice de perfusão (Perfusion Index), um indicador da intensidade do sinal do sensor Oxistar. Um PI muito baixo dificulta o cálculo da FC e da SpO2. Cada pessoa possui um PI diferente. Para o correto funcionamento do sensor Oxistar é desejável um PI maior do que 0,8%.

Utilizando o sensor Oxistar

Quando devo recarregar a bateria do sensor Oxistar?

É recomendável que a bateria do sensor Oxistar seja recarregada todos os dias antes do uso, por pelo menos 2 horas, para evitar que a carga da bateria acabe no meio da noite

Eu posso usar o sensor Oxistar e carregar a sua bateria ao mesmo tempo?

Não, o Oxistar não funciona enquanto a sua bateria está sendo carregada.

Como ligar e desligar o sensor Oxistar?

O Oxistar é ligado automaticamente quando ele é colocado no dedo. Da mesma forma, quando ele é retirado do dedo, ele se desliga automaticamente depois de alguns segundos.

Qual é a forma correta de posicionar e fixar o sensor Oxistar no dedo?

O Oxistar deve ser colocado no dedo com o lado das luzes indicadoras voltadas para o lado da palma da mão. A ponta do dedo deve encostar no fundo do sensor. Uma vez na posição correta, utilize a fita adesiva fornecida com o kit para fixar o Oxistar no dedo. Não aperte a fita pois isso pode causar desconforto para o paciente e problemas no funcionamento do Oxistar.

E se eu precisar pausar o exame durante a noite?

Não tem problema. Caso você precise pausar o exame por qualquer motivo, é só retirar o Oxistar do dedo. Não é necessário fazer nada no aplicativo. Ao recolocar o sensor no dedo, o exame é retomado normalmente. Se o Oxistar ficar fora do dedo por um período maior que 30 minutos, o exame é descartado.

Posso compartilhar o sensor Oxistar com minha família?

O Oxistar pode ser compartilhado com outras pessoas, mas o uso do aplicativo Biologix é individual. Cada usuário deve ter a sua própria conta (login) na Biologix. Se esta regra não for respeitada, os dados e os exames serão salvos em nome da pessoa errada, comprometendo o diagnóstico e o tratamento realizados pelo médico.

A tela "Meus Exames" do aplicativo Biologix

Como eu fico sabendo o resultado do exame?

Você deve ir na tela “Meus Exames” do aplicativo onde é possível visualizar a lista dos exames realizados. Se você quiser ter informações mais detalhadas de um determinado exame, basta clicar sobre ele e o aplicativo apresentará o resultado detalhado daquele exame. Além disso você receberá automaticamente um e-mail com o resultado do exame.

Posso compartilhar o resultado do exame?

Você pode compartilhar uma versão para impressão do resultado do exame para as pessoas que você escolher, utilizando e-mail e redes sociais. Para isto basta clicar no ícone de compartilhamento, no canto superior direito da tela do detalhe do exame.

Quais informações são apresentadas no resultado do exame?

São apresentados os horários de início e fim do exame, as respostas ao questionário noturno, o número de dessaturações de oxigênio, a SpO2 mínima, a SpO2 média, o tempo em que a SpO2 permaneceu abaixo de 90%, o tempo em que a SpO2 permaneceu abaixo de 80%, a FC mínima, a FC máxima, a FC média, os gráficos da SpO2, da FC e das localizações das dessaturações de oxigênio ao longo da noite.

Em quanto tempo o resultado do exame é gerado?

Assim que o exame é concluído, desde que o smartphone esteja conectado à Internet, o resultado do exame é gerado e apresentado em alguns segundos.

E se ocorrer algum erro que impeça a conclusão de um exame?

O resultado somente será gerado se a duração do exame com dados válidos for maior que 4 horas. Caso o exame não seja gerado, essa noite não será considerada, e você poderá refazer um novo exame em outra noite, sem custos.

Meu IDO varia de uma noite para outra, isso é normal?

Sim. O índice de dessaturações de oxigênio (IDO) pode ter alguma variação de uma noite para outra, da mesma forma que os resultados de outros exames também variam.

Não achou uma resposta adequada?

Entre em contato conosco para esclarecermos da melhor forma possível suas dúvidas