Menu fechado

Porque devo ter olhos atentos para a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS)?
A importância do acompanhamento da AOS realizado por um dentista

A Medicina do Sono tem experimentado um enorme crescimento. Junto dela, todas as outras áreas afins também evoluem a passos largos.

Hoje dispomos de métodos de diagnóstico, triagem e monitoramento eficazes. Pesquisas avançam ainda na descoberta de outras causas não visíveis da AOS; os fenótipos individuais podem determinar o sucesso ou falha de algumas terapias. O acesso a esses dados irá aumentar o índice de sucesso.

O dentista, como já falado em outras publicações, é um dos profissionais da saúde que mais tempo passam com o paciente. Tratamentos odontológicos, em sua maioria, demandam tempo necessitando várias sessões. A AOS é uma doença comum, altamente prevalente, mas pouco reconhecida e diagnosticada. Treinar os olhos para esse problema ajudará a muitos portadores.

Independentemente de ingressar ou não na área do sono, o dentista pode auxiliar no encaminhamento de indivíduos suspeitos. Esse cuidado a mais o diferencia profissionalmente.

Receba conteúdo em primeira mão

Além dos já conhecidos benefícios à saúde do paciente, a AOS tratada promove melhora no resultado dos tratamentos protéticos (reduz risco de fratura de coroas, próteses, implantes), contribui para a saúde periodontal (já há trabalhos mostrando a relação da AOS com problemas periodontais), diminui o efeito danoso do bruxismo nas estruturas dentárias, de suporte, articulares e musculares, dentre outros. Isso sem citar os enormes ganhos na população infantil; intervenções ortopédicas e/ou cirúrgico-ortodônticas otimizam a respiração adequada com efeitos positivos no desenvolvimento físico e mental da criança.

Aos colegas que desejam se aprofundar, a atuação na área requer estudo contínuo. O dentista qualificado deve saber muito mais que fazer uma boa moldagem e adaptar o aparelho. A AOS é uma doença com alta morbidade e mortalidade. Dominar e entender a interação do sono nas diversas áreas médicas é crucial para o sucesso da trajetória.

Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor