Menu fechado

Covid-19: o novo Coronavírus
Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

covid19-covid-19-coronavirus-corona-virus-o-no-corana-virus-2019

O novo Coronavírus avança pelo Brasil e tem deixado consequências.

Diante de tantas notícias falsas que circulam nas redes, decidimos esclarecer as principais dúvidas sobre o vírus:

O que é:

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, e o mais novo integrante é o SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19. Essa família é formada ainda por integrantes como MERS (“Middle East Respiratory Syndrome”) e SARS (“Severe Acute Respiratory Syndrome”), que causam infecções respiratórias de gravidade variável, do resfriado comum à pneumonia fatal. Essa família é formada por vírus que tiveram origem em animais. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias.

Sintomas:

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pessoas com a COVID-19 podem ter pouco ou até nenhum sintoma. Porém os mais comuns são tosse seca ou com secreção, febre, acima de 38°, dor no corpo, coriza e dor de garganta. E os sintomas mais graves incluem dificuldade de respirar. Também pode apresentar diarreia e congestionamento nasal. A forma da doença costuma ser leve, é raro se agravar, quando isso acontece, acomete principalmente idosos, acima de 60 anos e que possuem alguma doença de base como diabetes, hipertensão, cardiopatas ou que possuem bronquite crônica por exemplo. Pois a sobrecarga causada por essa infecção pode descompensar a doença de base, agravando a doença.

Receba conteúdo em primeira mão

Transmissão:

De uma forma geral, a principal forma de transmissão do vírus se dá por “contato próximo” de pessoa a pessoa, pelo ar (espirro, tosse e fala), por contato (beijo, aperto de mão e abraço) e superfícies não higienizadas (celulares, maçanetas, corrimão, apoios de transporte público)  seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Prevenção:

Manter a higiene, fazendo a limpeza das superfícies e objetos tocados com álcool, evitando contato próximo (manter 1 metro de distância pelo menos das pessoas), evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, incluindo entre os dedos e unhas, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou usar a parte interna do cotovelo quando não puder usar o lenço, evitar sair de casa se apresentar algum sintoma e usar máscara caso apresente sintomas. Mantenha os ambientes bem ventilados e evite aglomerações, principalmente se estiver doente.

É bom lembrar que as infecções respiratórias tendem a se espalhar com facilidade e são mais perigosas para idosos, pacientes com doenças crônicas e indivíduos com o sistema imunológico abalado.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para o coronavírus. O mais indicado é repouso, consumir bastante líquido, uso de medicamentos para dor e febre. Nenhuma vacina, antiviral ou outro tratamento específico está disponível.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento, caso haja a suspeita de contaminação por histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área de transmissão local, ou se teve contato próximo com pessoas que apresentem algum dos sintomas.

Aqui na Biologix decidimos adotar o expediente 100% em home office. A medida preventiva foi tomada pela responsabilidade que a empresa tem com seus colaboradores e precaução, levando em consideração o avanço da Covid-19 e vale por tempo indeterminado. Caso haja qualquer necessidade profissional que exija deslocamento nos dias que seguirão, será feita por meio de transporte privado/individual. A Biologix entende sua responsabilidade social em situações atípicas como essa. Nada é mais importante para nós do que a Segurança e a Integridade dos nossos clientes e colaboradores!

Importante é não esquecer das dicas da OMS e do Ministério da Saúde para se proteger e proteger nossa família do coronavírus.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor