Menu fechado

Relação entre apneia do sono e refluxo
Apneia do sono pode contribuir com refluxo?

relacao-entre-apneia-do-sono-e-refluxo-saiba-a-relacao

Você já ouviu falar em refluxo? É provável que sim. É bastante associado a bebês, mas pode atingir adultos e crianças. Leia até o fim para saber.

E o que é Apneia? A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença muito comum, caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar. As principais manifestações durante o sono incluem ronco alto e frequente, pausas respiratórias, fragmentação do sono, levando a prejuízos diurnos incapacitantes, como sonolência excessiva diurna, alterações cognitivas e cefaleia matinal. diurna, alterações cognitivas e cefaleia matinal.  Se você possui esses sintomas, o médico poderá solicitar exames que monitoram seu sono para diagnosticar.

Entre as doenças associadas à Apneia, está o Refluxo, popularmente conhecido por azia, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, para o esôfago, provocando inflamação no esôfago e dor na parte inferior do tórax. Isso ocorre quando o esfíncter esofágico (espécie de anel), não está funcionando adequadamente. Nos adultos o funcionamento inadequado da válvula é relacionado a questões genéticas e fatores ambientais, como estresse, consumo de tabaco e álcool, distúrbios do sono e alimentação incorreta.  

Além da azia (aquela sensação de queimação que você já deve ter sentido), dores, enjoos, retorno do conteúdo presente no estômago, sintomas como tosse crônica, pigarro, rouquidão, sensação de catarro na garganta, gosto amargo na boca e dores no peito podem ser sinal de refluxo.

E o refluxo pode ser causado pela Apneia? O artigo  Refluxo pode ser associado à apneia a obstrutiva do sono, publicado pelo site https://esteticderm.com.br/,  aponta que “Um estudo apresentado em 2009 em um congresso nos Estados Unidos, apontou que 35% dos pacientes com apneia obstrutiva do sono têm refluxo gastroesofágico.”  Isso acontece porque a apneia do sono modifica o funcionamento do sistema digestivo e paralisa a válvula que fica entre o estômago e o esôfago, facilitando a ocorrência de refluxo. Além disso, a posição em que o indivíduo dorme pode facilitar o mau funcionamento da válvula do estômago impulsionando esse conteúdo gástrico.

Entendendo que a apneia do sono pode ser a causa destes e outros problemas o primeiro passo então é buscar um especialista em sono para que um diagnóstico seja feito.

Uma opção é o Exame do Sono Biologix que pode ser feito em casa, simples, prático e eficaz. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado em segundos no seu e-mail.

Receba conteúdo em primeira mão

Ou ainda, o diagnóstico pode ser feito por um exame chamado Polissonografia, mais complexo, realizado dormindo uma noite num laboratório do sono, onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros.

É importante que ao diagnosticar a apneia, é essencial avaliar a saúde do paciente por completo para garantir que o organismo seja tratado por inteiro.

O Tratamento para o refluxo em geral é feito por meio uso de antiácidos e ajuste na alimentação.  E no caso da apneia do sono leve, pode ser indicada adoção de atitudes como perda de peso, redução do consumo de álcool à noite e mudanças no hábito de dormir. Outras formas de tratar a doença para casos moderados e grave, são utilização de aparelho intraoral, pois seu uso possibilita fazer um avanço mandibular; utilização de CPAP, sigla em inglês para pressão positiva contínua nas vias aéreas. pequeno equipamento que auxilia a respiração durante o sono ou até cirurgia em casos graves.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor