Instruções
O Exame do sono Biologix é uma polissonografia tipo IV com polissonogramas, no qual são avaliadas 4 variáveis fisiológicas:
Frequência Cardíaca
Saturação de Oxigênio
Ronco
Movimento
através de 3 canais: oximetria, microfone do celular e actímetro.
A análise, feita por um algoritmo proprietário validado clinicamente através de pesquisa realizada no laboratório do sono INCOR (Instituto do Sono SP), pontua todas as dessaturações de pelo menos 3% da linha referência base, calculando tanto o índice de dessaturações quanto o tempo que o paciente passa com saturação abaixo de 90%, dentre outros.
Estudo de validação da solução Biologix
Realizado no Instituto do coração (Incor) da FMUSP, com dados de 304 pacientes voluntários, fazendo polissonografia tipo I e tipo IV (exame do sono Biologix) ao mesmo tempo.
- Conclusão: solução Biologix é um método confiável para diagnóstico de apneia obstrutiva do sono e determinação da severidade desta doença.
- Fundamentos da conclusão: a Academia Americana de Medicina do Sono sugere o uso de queda de 3% ou 4% na dessaturação de O2 como critério para definição de hipopneia. Existe uma variabilidade no resultado obtido com esses dois valores, que é maior do que a encontrada entre o resultado da solução Biologix e a polissonografia padrão outro tipo I.
- Desta forma mostramos que o exame Biologix tem extrema acurácia e alta sensilbilidade a especificidade.
95,1%
Sensibilidade
80,2%
Especificidade
90,1%
Acurácia
90,6%
Valor preditivo positivo
89,0%
Valor preditivo negativo
9,7
Razão de probabilidade positiva
0,1
Razão de probabilidade negativa
0,95
Área sob a curva
A Oximetria Noturna já é uma prática utilizada há muito tempo em diferentes regiões do mundo e considerada ferramenta adequada para avaliação de Apneia obstrutiva do sono.