Menu fechado

Comprometimento da memória
Falhas na memória exigem investigação

comprometimento-da-memoria

Você já se pegou dizendo: “Nossa, me deu um branco agora!”? Ou já deve ter ouvido: “A Culpa é da Idade.” Depois de uma certa idade as falhas da memória costumam cair na conta do envelhecimento. Mas a perda de memória pode ser sintoma de uma doença mais grave, mas quais outros sintomas também podem estar inclusos?

Estresse, ansiedade, distúrbios do sono e deficiência de vitaminas são algumas das causas mais comuns para o problema e podem ser combatidos com ajuda médica.

Receba conteúdo em primeira mão

Sabemos o quanto é importante uma noite de sono restauradora e a alteração do ciclo do sono pode prejudicar a memória. A falta de descanso diário dificulta a manutenção da atenção e do foco, além de prejudicar o raciocínio. E é importante manter a saúde mental para o bem-estar. 

A Saúde mental é muito mais que um diagnóstico. Algumas dicas para melhorar a saúde mental podem trazer mudanças em alguns aspectos da sua vida. Mas é imprescindível que você busque um médico do sono para um diagnóstico e tratamento mais correto. Essas dicas podem melhorar seu humor, te ajudar a lidar com emoções positivas e negativas, e a ter um completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Mas aqui falaremos sobre os distúrbios do sono que causam comprometimento da memória.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é um tipo comum e crônico de distúrbio do sono. Ela é caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar.

Um dos sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é o comprometimento da memória. Para diagnosticar a doença, além do relato das pessoas que convivem com os portadores da apneia obstrutiva do sono e avaliação médica, são necessários exames complementares para mapear o comportamento respiratório durante o sono. 

Uma opção para essa análise durante o sono, é o Monitoramento Digital da Apneia do Sono, o Biologix. É um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono. Na hora de dormir, basta colocar o sensor Oxistar, um oxímetro de alta performance, no dedo e iniciar o exame no App Biologix. No dia seguinte, ao concluir o exame, o resultado fica pronto em segundos. Ou ainda, um exame chamado Polissonografia, que é um exame realizado dormindo uma noite num laboratório do sono. Onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros.

Para tratamento em pacientes com níveis leves e moderados, uma alternativa utilizada por dentistas é o uso de aparelhos intraorais, que promovem o avanço da mandíbula, da base de língua e dos tecidos faringeanos, criando o aumento das dimensões das vias áreas superiores para favorecer a passagem do fluxo aéreo. Nos casos mais graves o tratamento é feito com o uso de uma máscara e um aparelho de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) cuja função é manter as vias aéreas do indivíduo abertas. Em certos casos, pode ser indicada uma cirurgia para correção do estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, causada por deformidades, ou a colocação de implantes. 

Já sabemos que a alteração do ciclo do sono pode prejudicar a memória, pois a falta de um descanso diário reparador dificulta a manutenção da atenção e do foco, além de prejudicar o raciocínio.

Algumas dicas para melhorar a memória naturalmente: comer alimentos ricos em ômega 3, como salmão, peixes de água salgada, sementes e abacate, por exemplo, ajuda a melhorar a memória e a concentração, e por isso deve-se apostar numa alimentação saudável, equilibrada, que contenha os alimentos certos. Além disso, sempre é indicado o higiene do sono em conjunto com o tratamento do distúrbio do sono diagnosticado pelo seu médico.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor