Menu fechado

Perda da produtividade
O impacto do sono na produtividade

Alguém já te disse que você está com olheiras e aparência de cansado? Você se sente cansado, mal humorado, com falta de concentração e com queda na produtividade em suas atividades? Se você já passou por isso, talvez esteja sofrendo com algum distúrbio do sono.

Mas será que você conhece mesmo o conceito do que é produtividade? Basicamente é o resultado daquilo que se produz. É a busca em extrair o máximo de cada pessoa com a boa utilização dos recursos disponíveis. Em qualquer empresa a baixa produtividade das equipes tem diversas consequências negativas. Em muitos casos isso se deve à políticas de gestão ruins, mas em outros está relacionado a doenças que muitos trabalhadores desconhecem que estejam sofrendo.

Receba conteúdo em primeira mão

Muitas pessoas se queixam que não conseguem dormir o suficiente a noite, ou que sentem cansaço diurno por consequência da noite mal dormida. Essa condição pode ser um sintoma da Apneia Obstrutiva do Sono. Você já sabe o que é a Apneia Obstrutiva do Sono e qual as suas consequências? Vamos esclarecer suas dúvidas.

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar.

As paradas na respiração levam em média 20 segundos, podendo chegar em até 2 minutos ocorrendo dezenas ou até centenas de vezes durante o sono em casos graves. A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), é fator de risco de doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto do miocárdio, AVC e arritmia.

Para diagnosticar a doença, o profissional poderá solicitar exames que monitorem o sono do paciente. Uma boa opção é o Monitoramento Digital da Apneia do Sono, o Biologix. É um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono. Na hora de dormir, basta colocar o sensor Oxistar, um oxímetro de alta performance, no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Na manhã seguinte, ao terminar o exame, o resultado fica pronto em segundos.

Ou ainda, o diagnóstico pode ser feito por um exame mais complexo chamado Polissonografia, que é  realizado dormindo uma noite em um laboratório do sono, onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros.

É importante diagnosticar a Apneia Obstrutiva do Sono, pois suas consequências comprometem consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Afetando principalmente suas atividades cotidianas. Pode causar estresse, depressão, hipertensão, queda na libido, sonolência diurna excessiva, entre outras. 

Após diagnosticado o paciente precisa iniciar o tratamento o quanto antes. O tratamento costuma incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso, e o uso de um dispositivo de assistência respiratória durante a noite, como um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ou em casos mais leves o uso de aparelhos intra-orais (AIO).

Em paralelo ao tratamento, você pode seguir algumas dicas para aumento da sua produtividade.  Veja algumas dicas:  Escreva as principais atividades que irá realizar, definindo por ordem de prioridade, da mais importante para a menos importante, assim você terá clareza por onde começar. Durma Bem. Desligue tudo que possa distraí-lo. Faça atividades físicas regularmente e tenha uma boa alimentação.

Aliando o tratamento a essas dicas você poderá chegar no fim de um dia e ter a sensação de que foi produtivo.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor