Menu fechado

Polissonografia: O que é?
Saiba mais sobre o exame do sono

Você sabe o que polissonografia? Continue lendo que vamos te explicar tudo!

A Polissonografia, popularmente chamado de exame do sono, avalia a qualidade e quantidade de sono, diagnosticando vários distúrbios como por exemplo, a apneia do sono. Basicamente consiste no monitoramento das atividades do paciente durante o sono. Realizado em um laboratório do sono, onde o paciente passa a noite monitorado, com eletrodos e outros sensores presos à cabeça e ao corpo, monitorando as ondas cerebrais, respiração e os movimentos. Enquanto dorme o paciente é monitorado por um técnico, localizado em outro ambiente, e que busca garantir a qualidade do exame, analisando os sinais fisiológicos e demais canais estabelecidos.  Geralmente um técnico leitor especialista analisa os dados polissonográficos e em seguida o médico é quem libera o laudo final.

Receba conteúdo em primeira mão

A análise de um exame completo dura cerca de uma hora, onde cada fase do sono e outras variáveis são nomeadas, medidas e interpretadas.

A polissonografia pode ser dividida em quatro tipos:

  • Polissonografia tipo 1: Realizada em laboratório de sono e observada por um técnico (Captando pelo menos 7 canais de sinal, como Eleletroencefalograma (EEG), Eletrooculograma (EOG), Eletrocardiograma (ECG), Eletromiograma (EMG), fluxo respiratório, movimento, saturação de O2 e etc.);
  • Polissonografia tipo 2: Realizada sem a observação de técnico. (Captando pelo menos 7 canais de sinal como Eleletroencefalograma (EEG), Eletrooculograma (EOG), Eletrocardiograma (ECG), Eletromiograma (EMG), fluxo respiratório, movimento, saturação de O2 e etc.);
  • Polissonografia tipo 3: Realizada sem a observação de técnico. (Captando de 4 a 7 canais de sinal). Também denominada polissonografia cardio respiratória, ou poligrafia. (canais de fluxo e movimento respiratório, saturação de O2, frequência cardíaca e etc.;
  • Polissonografia tipo 4: Realizada com 1 ou 2 canais (sendo um deles a saturação de O2)).

A Polissonografia tipo 1 é um exame considerado dispendioso e tecnicamente complexo, os outros tipos são alternativas mais rápidas e baratas para avaliação de distúrbios respiratórios do sono.

As polissonografias tipo 2, tipo 3 e tipo 4 podem ser realizadas em casa, denominadas, por isso, polissonografia em ambulatório ou polissonografias no domicílio através de um aparelho de polissonografia portátil.

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular) um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por médicos e cirurgiões-dentistas para diagnóstico e tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

Na dúvida, procure um médico do sono para saber qual procedimento é o mais adequado para você!

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor