Menu Close

A tecnologia pode resolver o problema de subdiagnóstico e tratamento da apneia do sono
Desenvolvimentos tecnológicos para o tratamento dos distúrbios do sono

O sono inadequado e os distúrbios do sono são grandes problemas de saúde global, contribuindo, por exemplo, para a redução da qualidade de vida, aumento dos custos com saúde e licenças médicas. Um dos distúrbios do sono amplamente subdiagnosticado, porém muito comum, é a apneia obstrutiva do sono. Os vários sintomas e efeitos da apneia também incluem doenças cardiovasculares ou comprometimento da memória.

Um estudo de 2021 mostra que a prevalência ao longo da vida na literatura varia entre 9 e 38%, mas também que de 80 a 90% dos casos de apneia do sono podem não ser diagnosticados (ou seja, casos em que a pessoa nem sabe que tem apneia do sono).

Uma das principais razões para o alto número de casos não diagnosticados e não tratados é que os pacientes consideram o padrão-ouro de diagnóstico de polissonografia laboratorial (PSG) pesado, caro e inacessível. Juntamente com a crescente escassez de médicos, há uma necessidade urgente de aproveitar o poder da tecnologia para atender à demanda, fornecer o suporte clínico e o monitoramento necessário aos pacientes que vivem com AOS.

Desenvolvimentos tecnológicos para o tratamento dos distúrbios do sono

Um estudo recente conduzido pelo grupo STAR (Sleep Technology and Analytics Research) da University of Eastern Finland examinou as tendências futuras na tecnologia de medição de distúrbios do sono, com foco nas possibilidades de medições em casa. Embora a polissonografia seja o método mais abrangente para diagnosticar distúrbios do sono, devido ao alto preço e disponibilidade limitada da polissonografia no laboratório, outros métodos, como o simples registro do sono em casa, também podem ser usados ​​para diagnosticar a apneia do sono.

Avanços tecnológicos de medição e métodos de análise baseados em algoritmos e inteligência artificial podem permitir o uso de avaliações mais simples, eficazes e baratas em ambientes hospitalares sem comprometer a precisão clínica. 

A Apneia do Sono pode afetar pessoas de todos os sexos, idades, tipos de corpo e origens. Portanto, quando novas tecnologias atraem pessoas sem diagnóstico para fazer o teste, o impacto pode ser enorme.

Para aqueles que vivem com apneia obstrutiva do sono, mas não sabem disso, as soluções de monitoramento do sono em casa que se concentram na detecção da apneia do sono são essenciais para o gerenciamento ideal da doença e a prevenção de condições mais graves, como doenças cardiovasculares e complicações respiratórias cruciais. O exame do sono em casa também pode ser importante para monitorar a progressão da apneia do sono, já que a gravidade dessa condição geralmente se desenvolve ao longo de vários anos.

Com os avanços da tecnologia, tornou-se mais fácil do que nunca diagnosticar e tratar pessoas com apneia do sono. Com a nova tecnologia, monitorar a adesão de um paciente aos protocolos médicos e analisar os resultados para ajustar as configurações permite que os profissionais de saúde forneçam cuidados de acompanhamento adequados. Mais importante, essas inovações também permitem a análise dos padrões de sono dos pacientes enquanto eles estão em sua situação normal de sono. Isso fornece dados mais consistentes e autênticos e torna o tratamento da apneia do sono mais fácil do que nunca. Além disso, à medida que são reconhecidos os benefícios de cuidados e monitoramento domiciliar acessíveis, essa revolução se estenderá cada vez mais a áreas como o tratamento da AOS.

Assim que essas soluções forem disponibilizadas para aqueles que precisam delas, milhões de pacientes em todo o mundo ficarão mais tranquilos.

Este é o nosso propósito: democratizar o exame do sono tornando-o acessível a todos!

Saiba mais em www.biologix.com.br

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

If you are a healthcare professional, click below to contact us via WhatsApp:

If you are a patient or if you prefer contacting us via email, please write to relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor