A insônia é o distúrbio de sono mais frequente na pós-menopausa, em decorrência de alterações hormonais, estados depressivos relacionados a este período da vida. As mulheres nessa fase apresentam maior latência para o sono, dificuldade de manutenção do sono e, portanto, mais insônia, quando comparadas àquelas na pré-menopausa. Shaver e Zenk relatam que os distúrbios do sono no climatério estão relacionados a sintomas como ondas de calor e transpiração, os quais ocorrem em geral simultaneamente.
O climatério consiste em um período de profundas alterações sistêmicas na vida da mulher, caracterizado pela falência dos folículos ovarianos, com redução da secreção de estradiol, interrupção definitiva dos ciclos menstruais e surgimento de sintomas característicos desta fase da vida. Os principais sintomas relatados neste período são as alterações dos ciclos menstruais, sintomas vasomotores, sintomas depressivos e distúrbios do sono. Dentre os principais distúrbios do sono está a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), caracterizada por eventos recorrentes de obstrução da via aérea superior durante o sono, associados a sinais e sintomas clínicos. Nesta fase da vida, ocorre piora da qualidade do sono.
Além disso, após a menopausa, muitas mulheres passam a apresentar distúrbios do sono. Entretanto, a prevalência de SAOS em mulheres na pós-menopausa que não fazem uso de terapia hormonal aproxima-se da incidência da doença em homens. As razões para isso estão possivelmente associadas à diminuição da produção de hormônios femininos endógenos como o estradiol e a progesterona, alterações na distribuição de gordura corporal e funcionamento das vias aéreas.
Pesquisas mostram que, ao contrário das demais queixas climatéricas que tendem a melhorar com o passar do tempo, as dificuldades com o sono parecem se intensificar nos anos que se seguem à menopausa. Portanto, o screening de apneia deve fazer parte da avaliação de pacientes menopausa sendo a oximetria noturna de alta resolução uma excelente opção, por ser uma ferramenta prática para esse grupo de pacientes.
By Dr. Diógenes Freire – Physician
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ebook_menopausa-e-sono.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ebook_menopausa-e-sop.pdf’]