Menu Close

Qual o impacto do bruxismo no sono?
Entenda melhor sobre Bruxismo

O sono é muito importante para a recomposição das energias, entretanto, por conta do estresse e das tensões cotidianas, além de maus hábitos, algumas patologias que atrapalham esse momento podem ocorrer, como o bruxismo. Nesse sentido, é importante compreender a relação entre o bruxismo e o sono e quais influências para o corpo.

O bruxismo consiste no aumento da tensão entre os dentes e o ranger da estrutura. 

Ele pode acontecer de muitas maneiras e é um problema bucal que interfere na qualidade do sono e impede que tratamentos como o implante dentario tenha a mesma qualidade, podendo afetar – inclusive – toda a estrutura dental.

O que é bruxismo?

O bruxismo é um problema bastante comum e que interfere no sono, pois sua manifestação ocorre neste período.

De modo geral, há duas formas principais de manifestação do bruxismo: a vigília e o noturno.

Receba conteúdo em primeira mão

O bruxismo de vigília ocorre de forma consciente e o indivíduo consegue perceber o “ranger dos dentes” (traço característico do bruxismo). Já o noturno acontece durante o sono e de maneira inconsciente.

Cabe ressaltar que a vigília consiste no momento de preparação do organismo para o sono, com a mudança hormonal e do fluxo de consciência. Por isso pode haver um maior impacto no descanso.

Isso significa que essa condição altera de forma considerável a qualidade do sono e, consequentemente, a vida do indivíduo, gerando desgastes no dente.

Inclusive, o bruxismo pode acarretar no surgimento de quebras ou perda dos dentes, demandando a realização de diversos procedimentos como o tratamento de canal de forma emergencial.

Desenvolvimento do bruxismo

Quem apresenta o bruxismo noturno dificilmente tem lembranças que o “ranger de dentes” aconteceu, já que ocorre em um momento de inconsciência, mas pode sentir alguns de seus efeitos no corpo. 

Isso porque o bruxismo tem contribuições psicossomáticas e, dependendo da situação emocional do paciente, o quadro pode agravar bastante. 

Alguns sintomas do bruxismo são:

  • Desgaste dos dentes;
  • Dores no pescoço;
  • Dor e zumbido no ouvido;
  • Dores de cabeça.

O bruxismo e o sono

São muitas as interferências que o bruxismo pode causar na vida de um paciente. 

A primeira delas está relacionada à própria estrutura dental, que pode sofrer quebras e danos, inclusive para quem já fez implante de dente valor, podendo acarretar no desgaste do implante e na necessidade de troca da peça.

Já a segunda interferência influencia diretamente na qualidade do sono.

Isso porque quem sofre com essa disfunção tem o sono prejudicado, não alcançado o estágio de descanso pleno, gerando sensações como o cansaço recorrente e dores que irradiam pela cabeça e rosto.

Em casos mais extremos, pode impedir que o indivíduo chegue ao estado de sono profundo, fazendo com que sua rentabilidade durante o dia também seja prejudicada. 

Além disso, em alguns casos, pode ocorrer a interrupção constante do fluxo do sono, fazendo com que o paciente desperte algumas vezes no decorrer da noite.

Diagnosticando o bruxismo

Para iniciar o tratamento é necessário fazer o diagnóstico, existindo duas formas de avaliação.

Afinal, assim como antes da extracao de dente deve haver uma avaliação da condição dental, as possíveis origens do problema e para a solução; para realizar o tratamento do bruxismo é necessário identificá-lo de forma correta.

Para isso, a identificação pode ocorrer por meio de uma testemunha, ao presenciar o ranger dos dentes, facilitando o contato com o profissional para a devida avaliação e indicação de tratamento.

Outra forma de identificação é pelo próprio paciente, ao notar alterações na dentição ou ao surgimento de dores na cabeça, ouvido e/ou maxilar.

Já o diagnóstico deve ser realizado por meio de um exame de  polissonografia solicitado pelo dentista.

Vale frisar que mesmo que uma pessoa presencie a situação, é necessário que haja confirmação clínica. Por isso, não deixe de realizar as visitas anuais ao dentista, bem como procurar o profissional para realização de exame no surgimento de dores e desconfortos.

Os tratamentos para o bruxismo

Como vimos, o bruxismo causa grandes impactos na qualidade de sono, gerando uma má qualidade de vida. 

Sabendo do diagnóstico, é possível, por meio de uma análise multiprofissional, identificar o melhor tratamento. 

Cabe mencionar neste ponto que apesar da patologia não possuir cura, existem formas de minimizá-la e controlá-la – trazendo mais qualidade de vida e de sono para o paciente.

Para isso, com base nos danos dos dentes e causa provável, devem ser estabelecidas algumas ações como:

  1. Uso de dispositivo para dormir

Consiste em uma placa feita sob medida pelos dentistas, de acordo com a arcada dentária. 

A placa é presa nos dentes superiores e evita o atrito nos dentes inferiores. 

Esse dispositivo melhora o sono de forma significativa, permitindo uma maior qualidade de vida.

  1. Igualar a mordida

Mordidas que estão desalinhadas podem gerar bruxismo e, ao corrigir a situação com restaurações, coroas e ortodontia, há a melhora dos sintomas.

  1. Relaxamento

O cotidiano traz muitas preocupações, o que pode gerar estresse e desencadear o bruxismo. 

Dessa maneira, procurar formas de relaxar é fundamental para a melhoria dos sintomas e da qualidade do sono.

Alguns dos meios de relaxamento são: escutar música, tomar um banho quente e passear. Além disso, é imprescindível identificar os possíveis ofensores que dão origem ao estresse.

Nesse caso, o acompanhamento psicológico também é importante para que a recuperação da mordida ocorra, bem como para obter resultados mais efetivos nos tratamentos dentários.

Assim, apesar do bruxismo impactar o sono e sua qualidade, com o diagnóstico e tratamento correto é possível dormir bem e acordar com mais disposição. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor