O alerta vem de um artigo de revisão conduzido por respeitado grupo de pesquisadores da Austrália e Singapura. Nesse paper, os autores revisaram o “poder” do CPAP na redução dos riscos para DCV nos 3 mais importantes estudos já publicados. O desfecho foi desanimador: o CPAP não mostrou benefícios. Ao revisarem o porquê desse desfecho, a baixa adesão se destaca como a principal.
Vale lembrar que a prevalência da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em pacientes com DCV varia de 40 a 80%. Portanto, ESSA POPULAÇÃO DEVE SER INVESTIGADA EM RELAÇÃO À AOS!
O artigo sugere o AIO como alternativa; sua taxa de adesão é alta e alcança benefícios similares ao CPAP. Mais estudos precisam ser executados para se tentar definir alguns fenótipos onde o AIO terá melhores resultados. Associar o tratamento à redução do IMC é fundamental; a perda de 10% de peso pode refletir em diminuição de 30% do IAH.
Os autores destacam que o tratamento deve ser realizado por dentista qualificado em Odontologia do Sono; esse profissional, que se prepara em cursos apropriados, tem o conhecimento teórico e habilidade técnica para trabalhar de forma interdisciplinar, elevando as chances de sucesso.
A Odontologia do Sono dispõe ainda da oximetria digital de alta resolução para triagem, diagnóstico (com dados interpretados e laudados por médico especialista) e acompanhamento da calibração do AIO. Mostrar a melhora objetiva ao paciente aumenta sua adesão e confiança na terapia proposta.
By Dr. Walter Silva Júnior
Sleep dentist certified by the American Board of Dental Sleep Medicine (ABDSM).
Ph.D. in Sleep Medicine at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies/University of São Paulo – Bauru, São Paulo.
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
FONTE: Obstructive sleep apnea therapy for cardiovascular risk reduction—Time for a rethink?
DISSANAYAKE HU, SUTHERLAND P, CISTULI PA et al.
Clin Cardiol. 2021;44:1729–1738.
The Biologix Sleep Test®
The diagnosis of obstructive sleep apnea is both simple and necessary
The Biologix Sleep Test® is a multimodal polysomnography that monitors oxygen saturation, heart rate, actigraphy, and snoring using a smartphone microphone. Designed for at-home use, this test offers a simple yet effective method for healthcare practitioners to diagnose and monitor sleep apnea. At bedtime, the patient only needs to place the sensor on their finger and start the test in the Biologix app. Upon waking up the next morning, after finishing the test, the result will be available at the exam portal in a matter of seconds.