Menu Close

Apneia obstrutiva do sono e Performance do Atleta
O sono é essencial para a preparação do atleta

Por Dr. Diógenes Freire e Malena de Carvalho Correia Nascimento

O sono é reconhecido como um componente essencial para a preparação do atleta e é sugerido como a melhor estratégia de recuperação disponível para um competidor. Visto que, é possível demonstrar através de estudos que o sono tem papel importante para além do repouso, como nas funções metabólicas, psicológicas, imunológicas, e do desempenho cognitivo.  

Dividido em duas fases: sono sem movimentos rápidos dos olhos (NREM) e sono com movimentos rápidos dos olhos (REM), onde nesta última o organismo recupera os substratos necessários para geração de potenciais de ação e há reestruturação de todas as funções fisiológicas, o sono é considerado essencial para a formação das “memórias” motoras e de percepção, o que naturalmente ocasiona uma melhor performance do corpo. 

De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) o sono é essencial para o desempenho esportivo. Porém, é percebido que muitos atletas realizam altos volumes de treinamento em uma tentativa de melhorar o desempenho, porém esquecem que o excesso de exercícios pode incluir fadiga, lesões, doenças e distúrbios, como do sono.

Estudos sugerem que a apneia obstrutiva do sono (AOS) acaba sendo mais presente naqueles que praticam esportes que exigem força bruta, como levantamento de peso ou rugby. Supõe-se que a relação esteja na presença de maior massa corporal e circunferência do pescoço desses atletas, já que são classificados também como fatores de risco para a apneia. Vale ressaltar que, enquanto distúrbios do sono aparecem em 40% da população geral, esse número pode chegar a 78% dos atletas de primeiro nível.

A AOS é uma condição clínica muito comum, mas subdiagnosticada e está associada ao desenvolvimento ou ao agravamento de uma série de condições clínicas. A mesma é caracterizada pela obstrução da via aérea superior durante o sono, determinando episódios repetitivos de hipóxia, hipercapnia e despertares frequentes.

Para tanto, é necessário que desde o início da vida esportiva os atletas sejam incentivados a hábitos de sono saudáveis, criando estratégias para um descanso que possa realmente ser proveitoso e trazer benefícios para a vida pessoal e profissional, assim como passar por avaliações médicas periódicas quanto ao surgimento de possíveis distúrbios do sono, como a AOS.

Por Dr. Diógenes Freire – Médico
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/

E

Malena de Carvalho Correia Nascimento
Enfermeira Esp. em Saúde da Família e Atenção hospitalar a Saúde pela modalidade de Residência Multiprofissional
Coren-SE 473678

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

If you are a healthcare professional, click below to contact us via WhatsApp:

If you are a patient or if you prefer contacting us via email, please write to relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor