Menu fechado

Osteoporose e Apneia Obstrutiva do Sono
Entenda melhor sobre a osteoporose

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a osteoporose o segundo maior problema de assistência sanitária no mundo depois das enfermidades cardiovasculares.

 A osteoporose é uma doença caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando a um aumento na fragilidade e, consequentemente, aumento no risco de fraturas.

Cada vez mais, a osteoporose é reconhecida como enfermidade limitante da qualidade de vida. A flexibilidade corporal se torna bastante limitada, causando muitos transtornos. Nesses idosos, a flexibilidade ou a capacidade de mudança de decúbito provavelmente vai ser um fator determinante e diretamente relacionado para a qualidade do sono.

Estudos observaram que problemas com o sono, como a apneia do sono, reduz os níveis de P1NP, um dos marcadores da remodelação óssea. Essa redução indicava que o tecido ósseo antigo estava sendo reabsorvido, mas a nova matriz não estava sendo formada na mesma velocidade, resultando em osteopenia (perda de massa óssea). Sem o sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando. Tal condição, predispõe os ossos à osteoporose e à ocorrência de fraturas.

Receba conteúdo em primeira mão

A osteoporose é uma doença sistêmica progressiva e presente em todos os estágios da vida, mas é acentuada após os 65 anos de idade. Estima-se que os transtornos do sono afetam em torno de 50% dos idosos e que, os problemas com o sono da população idosa acometida pela osteoporose, têm prevalência de 20 a 40%.

Por esse motivo é muito importante que o médico realize entrevista clínica detalhada e considere a oximetria noturna de alta resolução para um diagnóstico mais acertado.

Por Dr. Diógenes Freire – Médico
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor