Menu fechado

Sono de má qualidade, entenda como está relacionado aos problemas bucais
Entenda a relação do sono com a saúde bucal

De modo geral, o ritmo agitado e o estresse do cotidiano levam as pessoas a um sono de má qualidade, que é acentuado cada vez mais, tanto que os distúrbios de insônia, ronco e apneia nunca foram tão frequentes.

Segundo diversos estudos e o senso geral da população mundial, o tempo ideal para uma boa noite de sono é de, em média, oito horas, conforme hábitos e necessidades.

Contudo, isso tem sido quase um privilégio nos dias de hoje, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia e, segundo especialistas, cerca de 30% a 40% das pessoas ainda vão sofrer insônia em alguma parte da vida.

A insônia não é algo vindo do acaso, é um distúrbio ligado à vários outros problemas de saúde, como:

  • Doença cardiovascular;
  • Depressão;
  • Obesidade;
  • Dislipidemia;
  • Hipertensão;
  • Fadiga;
  • Ansiedade.

Quando não é por decorrência de outras doenças, a insônia está ligada a quadros crônicos, como acidentes automobilísticos, domésticos e trabalho.

Receba conteúdo em primeira mão

Outras causas frequentes de insônia são dores no corpo, uso de medicamentos, doenças respiratórias e reumáticas.

Acordar várias vezes durante a noite ou não se sentir descansado completamente após repouso, segundo especialistas, também pode estar relacionado à saúde da boca.

Isso porque dentes mal alinhados, precisando de um aparelho ortodontico transparente, desgaste das articulações e bruxismo – doença bucal que faz ranger os dentes e que afeta 15% dos brasileiros – estão associados à má qualidade do sono.

Frequentemente, uma das causas para os problemas na saúde bucal que prejudicam o sono é a respiração oral, que também está relacionada ao ronco e à apneia.

O ressecamento causado pela inspiração e expiração do ar pela boca favorece o mau hálito e aumenta os riscos de desenvolvimento de cáries e infecções que, caso sejam graves, passarão por procedimentos mais sérios e complexos.

Nesses casos, é comum haver a indicação para a reconstituição do dente ou a colocação de implantes dentarios, principalmente em decorrência do bruxismo que também ocasiona quebras e perda dental caso não seja controlado..

Além disso, pessoas que apresentam problemas de respiração durante o sono já têm um histórico de roncos desde a infância.

Por esse motivo, deve-se estimular a respiração pelo nariz ou recorrer ao atendimento profissional para acompanhamento do quadro e orientação de tratamentos.

Como dormir bem?

Manter um sono de qualidade regularmente requer alguns cuidados com a saúde, pois apenas se o corpo estiver funcionando bem será possível ter um bom descanso.

Portanto, é preciso que haja uma boa alimentação para manter um peso saudável, reduzir o estresse e praticar atividades que gastem energia e que geram a sensação de bem-estar.

Assim, é recomendável manter hábitos mais saudáveis e criar uma rotina de relaxamento antes de dormir para que exista uma boa noite de sono. Algumas dicas são:

  • Criar uma ambiente silencioso e escuro;
  • Avaliar se a cama e o ambiente estão confortáveis;
  • Finalizar os afazeres do dia horas antes de dormir;
  • Preparar o dia seguinte, para evitar preocupações;
  • Relaxar entre as últimas atividades e o período de sono;
  • Evitar estimulantes como café, canela, pimentas e açúcar;
  • Evitar exercícios muito intensos;
  • Evitar usar o celular ou assistir à televisão antes de dormir;
  • Manter um horário regular para ter uma rotina de sono;
  • Evitar vícios como o cigarro e o álcool;
  • Evitar cochilos longos durante o dia.

O sono e a odontologia

Poucas pessoas sabem, mas existe uma área da odontologia que trabalha com o sono, permitindo que o dentista trabalhe no tratamento de distúrbios relacionados a problemas que ocorrem durante esse período.

Ou seja, o profissional é responsável por avaliar quadros respiratórios durante o sono, como ronco, apneia e a síndrome da resistência das vias aéreas superiores.

Além disso, também é de responsabilidade do profissional tratar os distúrbios do sono relacionados à mastigação durante o período.

O profissional conhecido como dentista do sono tem treinamentos especializados em prótese sobre implante dentario e todo o funcionamento da mastigação, oclusão dental, problemas relacionados à dor orofacial e a disfunção da articulação temporomandibular.

Assim, ele pode realizar o trabalho integrado com outro profissional da área da saúde para avaliar e executar o melhor tratamento para o paciente, conforme as necessidades.

Por exemplo, a apneia do sono, bem comum entre a população, pode ser provocada por diferentes motivos, como um problema de origem neurológica ou alguma obstrução ou diminuição nas vias aéreas.

Além disso, a apneia aumenta os riscos de doenças periodontais, já que a pessoa dorme de boca aberta, diminuindo o fluxo da saliva e deixando a mucosa oral ressecada, tendo como consequência o aumento de doenças gengivais, como gengivite e a periodontite.

Assim, um acompanhamento multiprofissional pode ser o mais recomendado, de modo a tratar integralmente o paciente, garantindo mais qualidade de vida e o controle dos ofensores de cada quadro.

Isso vale também para pessoas que estão sob tratamento odontológico, como a utilização de lente de contato dental.

Isso porque  a boca ressecada aumenta o acúmulo de sujeiras, que propicia a proliferação de bactérias e aumenta os riscos de doenças bucais, como a cárie, prejudicando o andamento dos procedimentos.

Deste modo, é crucial reconhecer os sinais da má qualidade do sono, como o cansaço excessivo, acordar muitas vezes durante a noite e o estresse, de modo a evitar complicações e identificar junto ao profissional o melhor plano para tratamento.

Isso porque desde o dentista até o acompanhamento psicológico podem ser necessários, demandando uma comunicação efetiva entre a equipe médica responsável pelo quadro para garantir ainda mais saúde ao paciente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor