Menu fechado

Questões essenciais em Odontologia do Sono: o valor da terapia
Como você aborda com o paciente o valor do tratamento com o Aparelho Intraoral (AIO)?

Dando sequência à série de 3 questões elencadas pela American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM) e publicadas em artigo especial do Journal of Dental Sleep Medicine (JDSM), a segunda questão é:

COMO VOCÊ ABORDA COM O PACIENTE O VALOR DO TRATAMENTO COM O APARELHO INTRAORAL (AIO)?

Um ponto relevante do processo que envolve o manejo da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é como o paciente “enxerga” o valor do tratamento. Nesse caso, a palavra “valor” não se refere a custo, mas sim à importância da terapia.

Enaltecer os benefícios à saúde alcançados com o AIO foi descrito por um dos colegas. Mostrar ao paciente dados de seu exame do sono que acusam alteração e quais as consequências a curto, médio e longo prazo de não se mudar esses parâmetros ajudam o doente a valorizar o tratamento.

Outras atitudes mencionadas se referem a relacionar todas as formas de terapia que podem ser usadas, das cirúrgicas às não invasivas como o CPAP e AIO.

Receba conteúdo em primeira mão

Descortinar a “beleza” de se controlar a doença, os riscos reduzidos do surgimento de outras comorbidades e a melhora geral na qualidade de vida foram também descritos.

Destaquei a importância de se mostrar diferentes modelos de AIO, do que são feitos, como funcionam e quais atitudes contribuem para a melhora do resultado; passar tarefas ao paciente o torna parceiro no processo. Dividir a responsabilidade enfatiza que o sucesso não é só obtido com o dispositivo mecânico que ele usará, mas sim por um conjunto de ações coordenadas onde o doente tem papel fundamental.

Vale ressaltar que se deve destacar os possíveis efeitos colaterais, como evitá-los ou minimizá-los, a importância dos retornos periódicos para essa prevenção e análise da manutenção do benefício, tempo de durabilidade média do AIO, como cuidar, etc.

Por fim, deixar o paciente bem informado e manter um canal de comunicação eficaz para eventuais questionamentos propiciam mais confiança, adesão e, consequentemente, desfechos mais positivos.

Perspectives on communicating with patients.
Special Article 1.
J Dent Sleep Med. 2021;8(1).

Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor