Menu Close

Tipos de apneia do sono
Saiba quais são os tipos de apneia do sono

Você já sabe que a apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar por alguns segundos diversas vezes durante a noite.  Mas você sabia que existem três tipos principais de apneia do sono?

 Continue lendo pois vamos te explicar cada um deles!

Receba conteúdo em primeira mão

  • Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): é o tipo mais comum de apneia do sono. Caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada de ronco alto e frequente e redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar. Quando isso acontece, o paciente pode roncar ainda mais alto ou causar ruídos sufocantes enquanto tenta respirar. Nesse tipo de apneia do sono, a principal causa é a obstrução do canal respiratório. Situações como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais, podem levar ao desenvolvimento da doença.
  • Apneia central do sono (ACS): Esse tipo de apneia ocorre por uma falha na comunicação entre o cérebro e as vias aéreas. Nesses casos, os músculos responsáveis pela respiração não recebem o sinal de que devem funcionar e, por isso, continuam estáticos. O que ocorre, então, não é uma interrupção da respiração, mas sim as vias aéreas que nem tentam respirar, por não receberem o comando para tal. Geralmente, é causada por doenças neurológicas, como mal de Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, além de danos ao cérebro como os causados por encefalite, acidente vascular cerebral, lesões, entre outros. Esse tipo pode também estar conectado a problemas cardiovasculares, hipotireoidismo, insuficiência renal e o uso de alguns medicamentos.
  • Apneia mista do sono:  É o terceiro tipo, é uma combinação de fatores centrais e obstrutivos que ocorrem no mesmo episódio de apneia do sono. É o tipo menos comum de apneia do sono.

O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples é necessário. O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia (tipo IV), que pode ser feito em casa, utilizando apenas um celular e um sensor compacto e sem fios. Dessa forma é realizado sem alterar a rotina de sono do paciente. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

Para ter um diagnóstico da apneia do sono, o paciente deve procurar um especialista em sono que irá lhe recomendar um exame do sono. E dessa forma receberá o tratamento mais adequado.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor