Menu Close

Apneia do sono e doenças cardiovasculares
ENFERMEDAD ARTERIAL CORONARIA

apneia-do-sono-e-doencas-cardiovasculares-doenca-arterial-coronariana

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) traz diversos impactos à saúde, inclusive ao sistema cardiovascular. Quer saber mais detalhes? Continue lendo!

Já sabemos que a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença muito comum, caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar. As principais manifestações durante o sono incluem ronco alto e frequente, pausas respiratórias, fragmentação do sono, levando a prejuízos diurnos incapacitantes, como sonolência excessiva diurna, alterações cognitivas (memória, dificuldade de concentração, perda da produtividade no trabalho),  e dor de cabeça ao acordar. 

E entre as doenças associadas a Apneia, está a Doença Arterial Coronariana (DAC). Você sabe que doença é essa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte, mais de 17 milhões de pessoas por ano no mundo. Dentre elas está a Doença Arterial Coronariana (DAC) que é o dano ou doença nos principais vasos sanguíneos do coração. É o resultado da obstrução das artérias coronárias – os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronária e essas artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior fazendo com que as artérias coronárias se estreitem, limitando o fluxo sanguíneo para o coração.

A Doença Arterial Coronariana é muito comum, e pode não apresentar sintomas, como também pode causar dores no peito e ataque cardíaco.

Segundo o artigo Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Doenças Cardiovasculares, publicado na Revista Neurociências em 2014, no site http://www.revistaneurociencias.com.br/, estima-se que há a incidência de doença arterial coronariana em 25% dos pacientes com apneia do sono, sendo ainda mais alta a prevalência em pacientes com apneia moderada ou grave.

Desta forma, se você possui os sintomas da apneia relatados acima busque ajuda especializada a fim de receber um diagnóstico precoce buscando evitar consequências mais severas como mostrado.

O diagnóstico geralmente é realizado através de uma análise do sono do indivíduo, e uma opção é o Exame do Sono Biologix, que pode ser feito em casa, simples, prático, eficaz e validado clinicamente. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clique em concluir e o resultado estará pronto em segundos. É um avaliação de apneia do sono.

Receba conteúdo em primeira mão

Ou ainda, o diagnóstico pode ser feito por um exame chamado Polissonografia, mais complexo, realizado em num laboratório do sono, onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros.

E qual tratamento indicado? Para os pacientes já diagnosticados com a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), o tratamento tem como objetivo controlar os sintomas e reduzir o risco cardiovascular e deve ser multidisciplinar, dependendo do grau de apneia do indivíduo, variando de perda de peso, aparelhos intraorais e/ou CPAP (aparelho gerador de fluxo de ar para desobstruir as vias respiratórias do paciente). Mas todos os pacientes com Apneia devem mudar seus hábitos para melhora na qualidade de vida.

Algumas dicas para você cair nos braços de Morfeu! (Expressão popular que remete ao deus grego que personifica os sonhos).

  • Ter uma boa higiene do sono;
  • Perda de peso;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar consumo de drogas e cigarro.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor