Menu Close

Atividade física e sono: qual a relação
Atividades físicas regulares podem ajudar a combater distúrbios do sono

Os distúrbios do sono afetam cerca de 45% da população mundial. Noites mal dormidas reduzem a concentração, diminuem a produtividade e podem causar doenças como hipertensão e diabetes. A boa notícia é que é possível combatê-los com uma rotina de exercícios físicos. Cerca de 10 minutos diários de atividades aeróbicas como corrida, pedalada ou mesmo caminhadas já são suficientes para evitar distúrbios do sono. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Um dos distúrbios mais comuns é a apneia do sono. Para diagnóstico da apneia do sono,além da avaliação clínica, uma polissonografia (exame do sono) pode ser indicada. Para tanto, durante a consulta o profissional de saúde deve fazer perguntas sobre a rotina e detalhes referentes ao ambiente familiar relacionados ao sono.

Receba conteúdo em primeira mão

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular) um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

Praticar atividades físicas tornou-se uma unanimidade na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, além de ser fator chave para a longevidade. Acontece que a atividade física é importante e traz muitos benefícios para a saúde. Libera hormônios que são benéficos contra depressão, aumentam em 37% ou mais o período de sono das pessoas com insônia crônica, emagrece e proporciona uma sensação de prazer em razão das substâncias liberadas em nosso organismo.

Dormir pouco afeta diretamente as atividades que exigem concentração, causa problemas de memória, aumenta a irritação, o nervosismo, o estresse e acaba prejudicando funções do organismo. Por outro lado, estudos têm demonstrado que uma rotina diária de exercício físico estende o tempo de sono, pois reduz os níveis de estresse e aumenta o cansaço físico.

Os horários ideias para a prática de exercícios físicos são no período da manhã e da tarde, segundo especialistas a vantagem é que nesses períodos estamos mais dispostos, pois nesses horários é maior a produção de endorfina (hormônio do bem estar), diminuindo com o anoitecer. Além disso, atividades de muita intensidade no período noturno podem causar o efeito contrário e até atrapalhar o sono.

Outro ponto favorável aos períodos da manhã e tarde, é a ligeira elevação da temperatura corpórea aumentando a eficiência dos músculos e, consequentemente, do exercício físico.

Quem pratica atividade física, dorme mais rápido, consegue relaxar e descansa, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, se sente disposto, se concentra com mais facilidade possuindo melhor rendimento, emagrece e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.

Não tome medicamentos para dormir sem recomendação médica, isso pode gerar consequências graves criando outros problemas de saúde.

Viu a importância de praticar atividades físicas?  Não perca tempo, mexa-se!

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor