Menu fechado

¿El aparato intraoral (AIO) sirve para la apnea posicional?
Quando devo associá-lo com faixa posicional (FP)?

A escolha de um tratamento deve ser guiada por várias informações; fatores preditivos como IMC, saturação de oxihemoglobina, IAH e presença de comorbidades auxiliam na indicação. 

Outra ação relevante é explanar detalhadamente as opções terapêuticas; desse modo pode-se verificar a preferência do paciente, ítem extremamente importante para a adesão e, por conseguinte, controle da doença.

O artigo de hoje, conduzido pela equipe do prof. holandês Nico De Vries, avaliou se pacientes com AP respondem bem ao AIO. AP é definida quando o índice de apneias em posição supina é, no mínimo, o dobro das que ocorrem em outras posições.

Dos 96 participantes, 64 (67%) tinham AP. O resultado mostrou que o AIO foi tão eficaz quanto no grupo de não-supino alcançando sucesso em 86% dos casos (a maioria dos pacientes tinha apneia moderada ou acentuada).

Os autores salientam que a terapia combinada com FP deve ser utilizada em pacientes que permanecem com IAH elevado em supino.

É bom lembrar que as polissonografias tipos 1 e 2 (e com menos incidência a tipo 3), podem “induzir” o paciente a dormir em supino (fios, faixas, sensores e dispositivos geram dificuldades para certas pessoas de dormirem como normalmente fazem). A polissono tipo 4 é a que menos incomoda. Portanto é necessário observar se a posição supina é a que o paciente faz uso regularmente, sem a interferência de equipamentos.

Em nossa clínica, avaliamos a presença (ou persistência) de AP associando AIO e FP; essa combinação é checada pela análise da oximetria e ronco.

Position‐dependent obstructive sleep apnea and its influence on treatment success of mandibular advancement devices
Pien F. N. Bosschieter et al.
Sleep and Breathing, 2019
.

Por Dr. Walter Silva Júnior
Odontólogo del sueño certificado por la American Board of Dental Sleep Medicine [Junta Estadounidense de Medicina Dental del Sueño] (ABDSM, por sus siglas en inglés).
Doctorado en sueño en Hospital de Rehabilitación de Anomalías Craneofaciales/Universidad de São Paulo – Bauru, São Paulo.
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono

El Examen del Sueño Biologix®

El diagnóstico de la apnea del sueño es simple y necesario.

El Examen del Sueño Biologix® es una polisomnografía multimodal que mide saturación de oxígeno, frecuencia cardíaca, actimetría y ronquidos a través del micrófono del celular. Diseñado para realizarse en casa, este examen facilita el diagnóstico y el seguimiento del tratamiento de la apnea del sueño. A la hora de dormir, el paciente solo debe colocarse el sensor en el dedo e iniciar el examen en la aplicación de Biologix. Al despertar la mañana siguiente, con pulsar en “Concluir examen”, el resultado estará disponible en el portal de exámenes en cuestión de segundos.

[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2022/02/book-mockup.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ebook-aparelho-intraoral-aio-e-eficaz-na-terapia-posicional-ap.pdf’]

¡Descargue el e-book de forma gratuita!

[lcg-img src=’ebookimage’ width=’250px’ height=’250px’ border_radius=’30px’]





[/lcg]

Comparta este contenido

También le puede interesar

Aoba!!!

Receba o contato do nosso consultor