Menu Close

Jet Lag – Distúrbio Temporário do Sono
Saiba o que é Jet Lag

Você já fez uma viagem internacional e sofreu com o fuso horário? Demorou para se adaptar à nova rotina? Se a resposta for “sim”, saiba que provavelmente você sofreu os desconfortos típicos do Jet Lag, distúrbio temporário do sono. Esse companheiro de viagens é completamente normal e pode aparecer mais forte para algumas pessoas do que para outras. Quanto maior a diferença de horário de onde você mora para o destino da viagem, maiores as chances de sofrer com esse desconforto.

Diabetes mellitus e Apneia Obstrutiva do Sono
Saiba as consequências da apneia do sono no metabolismo

A relação entre diabetes mellitus e distúrbios do sono já está bem estabelecida, como é o caso da apneia obstrutiva (paradas respiratórias devido à interrupção física na passagem de ar para os pulmões). Existindo diversos estudos que demonstram o seu impacto no metabolismo da glicose e na regulação do apetite. Os motivos parecem muitos e entre eles estão: maior oportunidade para se alimentar excessivamente enquanto acordado, alteração no perfil e nos níveis de hormônios responsáveis pelo apetite e pela saciedade (destacam-se a grelina e a leptina), e ativação de mecanismos de estresse, como o sistema nervoso simpático e a liberação de hormônios hiperglicemiantes em quantidade e horário inesperados

Sarcopenia e Apneia do Sono
Sarcopenia e Apneia entenda a relação

A apneia do sono e sarcopenia são comuns entre adultos mais velhos, principalmente após os 50 anos, período em que decorre um declínio de várias funções metabólicas e hormonais importantes tanto para o aparecimento da sarcopenia como dos distúrbios do sono. Ambas aumentam com a idade e podem levar a diminuição de atividade física, além de resultar em eventos adversos para a saúde semelhantes como deficiências funcionais, má qualidade de vida e morte.

Atividade física e sono: qual a relação
Atividades físicas regulares podem ajudar a combater distúrbios do sono

Os distúrbios do sono afetam cerca de 45% da população mundial. Noites mal dormidas reduzem a concentração, diminuem a produtividade e podem causar doenças como hipertensão e diabetes. A boa notícia é que é possível combatê-los com uma rotina de exercícios físicos. Cerca de 10 minutos diários de atividades aeróbicas como corrida, pedalada ou mesmo caminhadas já são suficientes para evitar distúrbios do sono. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Seis meses de pandemia: ronco, apneia e distúrbios do sono mais evidentes
Convivendo mais tempo juntas na quarentena, famílias estão percebendo mais problemas ligados à qualidade do sono

E lá se vão seis meses desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil. Nesse período de quarentena, muitas famílias passaram a ficar mais tempo juntas em casa, e alguns “efeitos colaterais” dessa convivência mais intensa começaram a surgir, como os distúrbios do sono. As reclamações sobre familiares que sofrem de ronco e apneia cresceram, como é possível verificar com o aumento da telemedicina para exames do sono em casa.

Receba o contato do nosso consultor