Menu fechado

Como o acompanhamento odontológico ajuda no tratamento do sono
Saiba como acompanhamento odontológico pode ajudar

Quem nunca teve problemas para dormir? Passou uma noite em claro e não sabe exatamente o por quê. Ou então percebeu que está com alguns problemas relacionados ao ronco e apneia? Isso é algo que pode ocorrer por diversos motivos, sendo comum. Inclusive, você sabia que um acompanhamento odontológico de qualidade pode te ajudar a resolver ou atenuar esses problemas?

Como foi dito, são diversas as causas que podem gerar problemas para dormir. A ansiedade, por exemplo, é uma condição que afeta diretamente a qualidade do sono.

Isso porque pessoas ansiosas têm sérias dificuldades ao esquecer as adversidades do dia a dia e relaxar na hora em que deitam.

Entretanto, não são só questões psicológicas que podem afetar a condição do sono, mas questões físicas também.

O ronco e a apneia, por exemplo, são problemas bastante recorrentes, e que se não forem tratados, atrapalham a hora de dormir e também podem dificultar que outras pessoas ao redor descansem.

Por isso, mesmo que de imediato não pareça fazer sentido, o acompanhamento clínico de um plano odontologico pode ajudar as pessoas que passam por esse problema, a resolvê-los. A seguir, explicaremos o porquê.

Ronco e apnéia

Como estamos falando mais especificamente sobre essas duas condições, precisamos, primeiramente, explicar o que são elas, porque elas acontecem e qual é a relação que um acompanhamento clínico odontológico tem na realização de tratamentos e correções.

O ronco, por exemplo, pode ser um dos sintomas da apneia do sono, sendo causado por uma série de problemas, como:

  • Aumento das amídalas;
  • Aumento da língua;
  • Peso extra no pescoço;
  • Formato do nariz;
  • Formato da mandíbula.

Já apneia do sono, é uma condição mais problemática, que é caracterizada pela produção de ruídos e problemas na respiração durante o sono.

Às vezes, a interrupção na respiração pode ocorrer por mais de 5 vezes em apenas 1 hora.

Essa diminuição da entrada de ar prejudica o organismo e a concentração de oxigênio no sangue, que é o maior problema dessa condição.

Acompanhamento odontológico

O acompanhamento odontológico, seja em consultas públicas, particulares ou em um plano odontologico empresarial, é fundamental por diversos motivos.

Primeiramente, cuidar da saúde bucal é essencial para que outros aspectos do organismo sejam favorecidos.

Uma saúde bucal qualificada ajuda a prevenir doenças e impede o agravamento de doenças mais graves, além de deixar a aparência do sorriso mais bonita e bem tratada.

Para cuidar da saúde bucal, não é necessário cuidados fora do comum. Escovar os dentes regularmente, utilizar fio dental, ter hábitos alimentares saudáveis e ter o acompanhamento adequado em um plano dental coletivo empresarial, por exemplo, pode, muitas vezes, ser o suficiente para essa qualidade.

Mais ainda, esse acompanhamento com profissionais odontológicos pode ser fundamental para tratamentos mais específicos, como em relação ao ronco e a apneia do sono.

Como a apneia do sono é gerada, principalmente, pela falta da passagem de ar pela garganta, os dentistas de um odonto empresarial, por exemplo, podem ser responsáveis pela criação de instrumentos que facilitem ou permitam essa passagem.

Além disso, o uso de tratamentos mais tradicionais, como os aparelhos para correção do posicionamento dental e até placas intraorais semelhantes às usadas no bruxismo podem contribuir para uma melhor noite de sono e saúde bucal.

Isso porque o aparelho, por exemplo, consegue melhorar a respiração ao corrigir a mordida.

A área da odontologia é uma das que mais cresce em relação a tecnologia, que é utilizada em diversas ocasiões.

Naturalmente, esse desenvolvimento também ocorre em relação a tratamentos odontológicos, essencialmente nos procedimentos realizados nos dentes, e também contribuem para a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Apesar disso, essas tecnologias também podem ser utilizadas para melhorar a saúde das pessoas de forma geral e, como a apneia do sono tem relação com a garganta, essas aplicações servem nesse sentido.

Nesse caso, a criação e aplicação dos dentistas é de um aparelho intraoral, servindo justamente como um instrumento de passagem de ar na garganta.

Essa é uma possibilidade bastante interessante, pois melhorar essa condição é fundamental, visto que, a apneia do sono pode trazer problemas para a saúde como um todo, como estresse, dificuldade para dormir, dores, entre outros.

Mais ainda, como já falamos, uma das causas da apneia do sono e do ronco, pode ser um problema no tamanho ou no posicionamento da mandíbula.

Como essa parte tem total relação com a odontologia, é possível que os dentistas de um plano odontologico para MEI, por exemplo, possam desenvolver um aparelho ortodôntico para alongar a mandíbula e, consequentemente, liberar a passagem do ar.

Esses tratamentos odontológicos para melhorar a condição da apneia do sono não são simples e necessitam de acompanhamento constante e adequado.

Dessa maneira, é fundamental que os pacientes estejam sempre presentes no consultório para verificar se houve melhora, o que precisa mudar, como melhorar, entre outros aspectos que serão avaliados junto aos dentistas e demais membros que podem compor a equipe.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Caso seja um profissional de saúde,
clique abaixo para falar conosco via WhatsApp:

Caso seja um paciente ou prefira enviar um e-mail,
fale conosco no endereço relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor