Menu Close

Como o fisioterapeuta atua no sono?
Saiba como o Fisioterapeuta pode ajudar no tratamento da Apneia do Sono

Atualmente o fisioterapeuta tem atuado de diversas maneiras na área do sono, tanto na prática clínica quanto na pesquisa.

De forma prática, ele pode atuar na educação social, conscientizando as pessoas em relação à importância do sono e de suas funções bem como sobre o impacto negativo da privação de sono, além de fornecer orientações posturais e de higiene do sono que irão proporcionar um sono reparador e assim contribuir para a promoção de saúde da população.

Ademais, o fisioterapeuta também pode encarregar-se da identificação e do tratamento dos distúrbios não respiratórios (insônia e pernas inquietas) e dos respiratórios.

Mesmo com várias formas de atuação diferentes no sono, a mais conhecida é no tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Por ter um vasto conhecimento da fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório associado ao manejo dos equipamentos de ventilação por PAP (pressão aérea positiva) e das interfaces, é o profissional mais indicado para acompanhar o tratamento com PAP a curto, médio e longo prazos assim como indicar o aparelho e a máscara, orientando e adaptando o paciente à terapia, proporcionando conforto e tranquilidade além de solucionar possíveis problemas que possam ocorrer durante o processo de adaptação dos pacientes.

Uma ferramenta importante a ser utilizada para auxiliar o fisioterapeuta no seguimento dos pacientes durante a adaptação à PAP é a oximetria noturna. Dessa forma, através do IDO (índice de dessaturação do oxigênio), verifica-se se a terapia com o uso do equipamento corrigiu os níveis de oxigenação durante a noite.

Assim, o fisioterapeuta que atua no sono é geralmente um fisioterapeuta com formação em fisioterapia respiratória e com conhecimento aprofundado em sono.

Por Moara RochaPhysical Therapist
CREFITO 91773-F
Pós graduada em Sono pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Instagram: @rochamoara

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

If you are a healthcare professional, click below to contact us via WhatsApp:

If you are a patient or if you prefer contacting us via email, please write to relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor