Menu fechado

Bruxismo do Sono
Saiba as causas do bruxismo do sono

Alguém já reclamou que você faz ruídos enquanto dorme? Você pode ter bruxismo.

O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos mandibulares que envolve o ranger e apertar dos dentes e/ou o esfregar ou o impulsionar da mandíbula. Ele pode ocorrer com crianças, jovens e adultos nas diferentes faixas etárias e manifesta- se de duas formas diferentes: o bruxismo de vigília, que ocorre durante o dia, e o bruxismo do sono, que acontece durante o período noturno.

Receba conteúdo em primeira mão

O ranger dos dentes é mais comum no bruxismo do sono, enquanto o apertar dos dentes é mais comum no bruxismo de vigília. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

As causas do bruxismo podem ser várias: estresse, ansiedade, dentes desalinhados, problemas no sistema nervoso e até distúrbios do sono como a apneia do sono.

Para o diagnóstico, além da avaliação clínica, uma polissonografia (exame do sono) pode ser indicada a fim de documentar a presença de episódios de ranger dos dentes, identificando também alterações da arquitetura do sono, presença de micro despertares, roncos e distúrbios respiratórios do sono.

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular) um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por médicos e cirurgiões-dentistas para diagnóstico e tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

O Tratamento do bruxismo tem o objetivo de reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo e dependerá do que está causando o problema.

Um dentista poderá sugerir o uso de placas oclusais priorizando a proteção das estruturas dentárias. Ou ainda o tratamento pode ser direcionado para que o paciente tenha uma melhora na qualidade de vida, no controle do estresse, técnicas de relaxamento, diminuição no uso de café e tabaco, ou com medicamentos. Cabe ao profissional e ao paciente decidirem quais condutas são mais bem aplicadas em cada caso, porém manter uma rotina do sono saudável é recomendada de qualquer maneira.

O bruxismo pode se tornar algo terrível! Se você acha que sofre com esse problema, procure um dentista de sua confiança e inicie um tratamento específico.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor