Menu fechado

Quais são os profissionais da Medicina do Sono?
Saiba quais profissionais da saúde procurar

Dormir não é um luxo, é antes uma necessidade fisiológica essencial à nossa saúde e à nossa sobrevivência.  O sono, quando com qualidade, é essencial para reparar a energia gasta durante o dia. É durante o sono que ocorrem diversos processos metabólicos, através dos quais o corpo se recupera e se desenvolve.

Se você possui problemas para dormir, se sente cansado por não ter um sono reparador, sonolência diurna excessiva, ronca, cansaço excessivo, dor de cabeça matinal, perda na produtividade das suas tarefas diárias, você precisa procurar ajuda de um especialista.

Receba conteúdo em primeira mão

Uma série de profissionais podem ajudar a diagnosticar o distúrbio do sono e a definir o melhor tratamento. O primeiro atendimento pode ser feito por um clínico geral que encaminha o paciente para um especialista de acordo com os sintomas apresentados, a um Pneumologista, Otorrinolaringologista, Neurologista, Psiquiatra ou Dentista. Esses profissionais também podem ser especialistas em Medicina do Sono

Cada especialista tem uma opção de tratamento adequado. Mas antes é importante que se faça exames para diagnosticar a doença. O Médico possivelmente irá solicitar um exame para monitorar seu sono.

Nos casos de distúrbios respiratórios do sono, uma opção é o Exame do Sono Biologix. É um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame e o resultado ficará pronto imediatamente.

Ou ainda, o diagnóstico pode ser feitos por um exame chamado Polissonografia, mais complexo e custoso, geralmente  realizado dormindo uma noite num laboratório do sono, pois necessita de recursos técnicos e humanos especializados, onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros, ou seja, uma análise completa do sono

É importante procurar ajuda médica ao sentir dificuldade para dormir ou alguma outra disfunção durante o sono, pois somente um especialista poderá fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.

Dormir mal não é normal! Se Cuide!

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor