Menu fechado

Jet Lag – Distúrbio Temporário do Sono
Saiba o que é Jet Lag

Você já fez uma viagem internacional e sofreu com o fuso horário? Demorou para se adaptar à nova rotina? Se a resposta for “sim”, saiba que provavelmente você sofreu os desconfortos típicos do Jet Lag, distúrbio temporário do sono. Esse companheiro de viagens é completamente normal e pode aparecer mais forte para algumas pessoas do que para outras. Quanto maior a diferença de horário de onde você mora para o destino da viagem, maiores as chances de sofrer com esse desconforto.

Os sintomas mais comuns incluem dificuldade em iniciar e manter o sono, cansaço, perda de apetite, irritação, dor de cabeça, má digestão e atenção reduzida, dentre outros problemas fisiológicos que surgem em consequência de alterações no ritmo circadiano (que, traduzindo, significa um ciclo que dura um dia). Os sintomas variam de pessoa para pessoa, algumas podem sentir mais sono que o normal, enquanto outras podem sentir mais cansaço mental, por exemplo. Mas algumas dicas podem ajudar a minimizar esse desconforto:

Receba conteúdo em primeira mão

  1. Uma boa noite de sono antes do voo é fundamental;
  2. Tente iniciar um ajuste ao fuso horário local antes mesmo da viagem, verifique se precisará adiantar ou atrasar seu relógio e, se possível, comece a dormir e acordar mais cedo ou mais tarde já nos dias que antecedem a viagem.
  3. Programa-se para chegar ao destino de dia, assim você consegue se familiarizar com o novo fuso horário com mais facilidade;
  4. Beba bastante água, siga uma dieta leve, ajustada ao fuso horário, e pratique exercícios físicos mesmo durante a viagem;
  5. Não consuma medicamentos para dormir, pois podem acentuar os efeitos do jet lag;
  6. Evite bebidas alcóolicas, pois o álcool altera o sono, além de desidratar;
  7. Tente deixar sua cama e seu quarto o mais confortáveis possível para que você tenha um boa noite de sono e esteja novo para explorar o mundo no dia seguinte, máscara de dormir é um ótimo aliado, já que ela bloqueia a entrada de luz nos olhos.

E se mesmo sem estar em viagem  você sentir esses desconfortos, você pode ter algum distúrbio do sono.

Procure um médico especialista do sono, pois ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. O distúrbio do sono mais comum, é a apneia do sono. Estudos mostram que cerca de 30% da população mundial possui apneia, mas a grande maioria não sabe.

O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples é necessário. O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia (tipo IV), que pode ser feito em casa, utilizando apenas um celular e um sensor compacto e sem fios. Dessa forma é realizado sem alterar a rotina de sono do paciente. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

Depois de seguir nossas dicas para curar o jet lag, basta relaxar e curtir sua viagem!

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor