Menu fechado

Diagnóstico da apneia do sono sem fios em casa
Quais os desafios para o diagnóstico da apneia do sono?

O sono é parte integrante do ciclo de vida humano, e sua qualidade e duração desempenham um papel crítico na saúde física, mental e social.

A prevalência de distúrbios do sono, como a apneia do sono, está aumentando no Brasil, mas os protocolos atuais para conduzir avaliações clinicamente aceitas são caros e inconvenientes.

Os distúrbios do sono, incluindo a apneia do sono, podem ter efeitos significativos a longo prazo na saúde física e mental, como padrões de sono fragmentados, suprimento insuficiente de oxigênio para o corpo, sonolência diurna excessiva, fadiga e função cognitiva prejudicada. A apneia do sono prolongada pode aumentar o risco de desenvolver problemas graves de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame, diabetes e depressão. 

Dadas essas possíveis implicações para a saúde, é imperativo que os indivíduos com suspeita de apneia do sono procurem testes diagnósticos. No entanto, numerosos obstáculos, incluindo custo e acessibilidade, muitas vezes impedem os indivíduos de realizar os testes e procedimentos necessários do sono, deixando milhões sem cuidados adequados.

O processo de diagnóstico de distúrbios do sono, incluindo apneia do sono, pode ser demorado e caro. Normalmente envolve uma avaliação abrangente dos padrões de sono e parâmetros fisiológicos de um indivíduo. O teste de diagnóstico padrão-ouro para a apneia do sono é a polissonografia (PSG), que envolve um pernoite em um centro de sono, onde vários parâmetros, como ondas cerebrais, movimento dos olhos, frequência cardíaca e padrões respiratórios são monitorados. A PSG fornece dados valiosos para diagnosticar distúrbios do sono, mas pode ser caro. Além da carga financeira, a disponibilidade limitada de centros de sono e longos tempos de espera para procedimentos de diagnóstico agravam ainda mais os desafios enfrentados pelos indivíduos que procuram diagnóstico e tratamento.

Procedimentos para o Tratamento da Apneia do Sono

Uma vez diagnosticada a apneia do sono, estão disponíveis opções de tratamento para mitigar seus efeitos adversos e melhorar a qualidade do sono. A terapia de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento mais comum e eficaz para a apneia do sono. O CPAP envolve o uso de uma máscara sobre o nariz ou a boca durante o sono, que fornece um fluxo contínuo de ar pressurizado para manter as vias aéreas abertas. Embora a terapia CPAP seja altamente eficaz, garantir a adesão pode ser um desafio para alguns indivíduos devido ao desconforto, irritação da pele ou claustrofobia associada ao uso da máscara.

Em diferentes níveis de apneia, onde a terapia CPAP não é necessária ou não é bem tolerada, tratamentos alternativos podem ser explorados. Esses incluem:

Aparelhos orais: Dispositivos orais personalizados podem ser usados ​​para reposicionar a mandíbula e a língua, mantendo assim as vias aéreas abertas.

Cirurgia: Intervenções cirúrgicas, como uvulopalatofaringoplastia (UPPP) ou avanço maxilomandibular (MMA), podem ser recomendadas para casos graves em que anormalidades anatômicas contribuem para a apneia do sono.

Modificações no estilo de vida: certas mudanças no estilo de vida, como perda de peso, exercícios regulares e evitar álcool e sedativos, podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade do sono em casos leves de apneia do sono.

No geral, obter um diagnóstico para distúrbios do sono pode ser um desafio significativo, mesmo antes de considerar as opções de tratamento para aqueles que recebem um diagnóstico positivo.

Diagnóstico da Apneia do Sono

Durante o sono, aqueles com apneia do sono geralmente apresentam dois sintomas principais, ronco com respiração interrompida (ou seja, incapacidade de respirar) e pressão alta como resultado da dificuldade para respirar. Esses sintomas também podem ser acompanhados por um despertar momentâneo, que reabre as vias aéreas e a boca, e causa sonolência no dia seguinte,  mas muitas vezes isso pode passar despercebido pelo indivíduo.

Reconhecendo os desafios enfrentados com o diagnóstico de distúrbios do sono, a Biologix desenvolveu um dispositivo que permite que os indivíduos façam o exame do sono em casa.

 O Exame do Sono Biologix (Polissonografia tipo IV) é um exame para o paciente fazer em casa, simples, fácil de usar e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono. Um sistema de polissonografia simplificado e inovador, o Biologix, está transformando a forma como os pacientes com apneia do sono experimentam os estudos do sono. Uma PSG simplificada infinitamente mais versátil, que pode atender pacientes onde quer que estejam – em casa ou no hospital.

Não há dúvida de que os inúmeros avanços na medicina moderna resultaram em uma expectativa de vida significativamente mais longa, juntamente com opções de tratamento mais seguras e uma experiência de tratamento mais confortável. No entanto, o custo dos cuidados de saúde permaneceu extraordinariamente alto, e isso pode tornar um desafio oferecer o melhor atendimento.

O objetivo da Biologix é justamente o de revolucionar o diagnóstico do ronco e da apneia obstrutiva do sono, a fim de reforçar a importância e o impacto da apneia na qualidade de vida da população, além de divulgar informações importantes, novidades e últimas pesquisas que poderiam ser úteis para o sono de todos nós.

Acreditamos que há uma necessidade não atendida de muitos indivíduos que ainda não foram diagnosticados oficialmente com apneia do sono e estão procurando opções confortáveis ​​e viáveis. O Exame do Sono Biologix quer democratizar esse diagnóstico, possibilitando que profissionais de saúde possam oferecer aos seus pacientes uma nova alternativa de diagnóstico simples, confortável, eficaz e acessível. Assim, pretendemos abranger mais pacientes e reduzir significativamente ou eliminar o fardo da apneia do sono da sociedade. 

Você tem costume de perguntar ao seu paciente como está o sono dele? 

iologix e a democratização do diagnóstico do ronco e Apneia do Sono

Fundada em 2015, na cidade de São Paulo, a Biologix é uma healthtech do ramo de Medicina do Sono cuja missão é democratizar o acesso ao diagnóstico e possibilitar o acompanhamento do tratamento do ronco e Apneia do Sono no Brasil. Para isso, conta hoje com uma solução validada clinicamente e aprovada por profissionais renomados na área: o Exame do Sono Biologix.

O Exame do Sono Biologix é uma poligrafia noturna que requer apenas um smartphone e um sensor compacto, sem fios e eletrodos conectados ao paciente, para ser realizada. O sensor pode ser adquirido a um baixo custo por qualquer profissional de saúde ou Centro Credenciado Biologix.

Para realizar o diagnóstico da AOS, o Exame do Sono Biologix faz a captação e o processamento de diferentes parâmetros durante toda a noite de sono. O sensor Oxistar é responsável por registrar a saturação de oxigênio no sangue do usuário e marcar as ocorrências de dessaturações; monitorar a frequência cardíaca; calcular o sono estimado para cada exame; etc. Já o smartphone realiza a gravação, registro e classificação dos roncos, bem como o processamento de todas as informações coletadas. Com estes dados, calcula-se um índice chamado de IDO — medida utilizada por profissionais da saúde para inferir o grau de Apneia do Sono do paciente, a partir de uma tabela com valores de referência. Por ser um processo completamente automatizado, ele garante a total privacidade dos dados dos usuários.

A tecnologia utilizada no Exame do Sono Biologix já foi validada clinicamente e a confiabilidade de seus resultados foi comprovada por profissionais especializados do Laboratório do Sono do Instituto do Coração da FMUSP e pelos órgãos regulatórios competentes do Brasil. Atualmente, a solução conta com uma sensibilidade de 95,1%, especificidade de 80,2% e acurácia de 90,1% no diagnóstico da AOS, quando comparada ao exame padrão ouro de polissonografia no laboratório do sono. 

Ficou interessado? Quer colaborar conosco para transformar a saúde do sono no Brasil? Então acesse nosso site e redes sociais e venha conhecer um pouco mais sobre as soluções que estão revolucionando o diagnóstico de ronco e Apneia do Sono no país!

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Caso seja um profissional de saúde,
clique abaixo para falar conosco via WhatsApp:

Caso seja um paciente ou prefira enviar um e-mail,
fale conosco no endereço relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor