Menu Close

 O sono desempenha um papel importante na saúde do coração
American Heart Association adiciona sono à lista de verificação de saúde cardiovascular

Há mais para manter o coração saudável do que apenas comer direito e se exercitar regularmente, também é preciso dormir o suficiente.

De fato, o sono desempenha um papel importante na saúde e bem-estar geral. Da mesma forma, uma dieta saudável, exercícios regulares e baixo estresse podem promover o tipo de sono profundo e restaurador que é essencial para uma boa saúde cardiovascular.

Evidências substanciais demonstram que problemas de sono, incluindo privação de sono e sono fragmentado, têm efeitos negativos na saúde do coração.

O sono é um momento essencial para o corpo se recuperar. Durante os estágios do sono de movimento não rápido dos olhos (NREM), a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial cai e a respiração se estabiliza. Essas mudanças reduzem o estresse no coração, permitindo que ele se recupere da tensão que ocorre durante as horas de vigília.

Sem sono noturno suficiente, uma pessoa não passa tempo suficiente nos estágios profundos do sono NREM que beneficiam o coração. O mesmo problema pode afetar pessoas cujo sono é frequentemente interrompido.

Como resultado, a privação crônica do sono tem sido associada a vários problemas cardíacos incluindo pressão alta, colesterol alto, ataque cardíaco, obesidade, diabetes e acidente vascular cerebral.

Não dormir bem o suficiente também está correlacionado com:

Um estudo com 495 participantes encontrou associação entre má qualidade do sono, aumento da ingestão de alimentos e menor consumo de grãos integrais. E a curta duração do sono pode levar ao ganho de peso, mesmo naqueles com baixo risco de obesidade.

Uma análise de estudos anteriores sugere que não obter o suficiente de sono aumenta significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, perder apenas duas horas de sono por dia pode levar ao aumento da resistência à insulina e à diminuição da tolerância à glicose em valores de referência de laboratórios.

O açúcar elevado no sangue associado ao diabetes também pode aumentar o colesterol, a pressão arterial e os triglicerídeos, danificando os nervos e os vasos sanguíneos. Como resultado, as pessoas com diabetes tipo 2 têm duas vezes mais chances de ter um ataque cardíaco ou derrame.

American Heart Association adiciona sono à lista de verificação de saúde cardiovascular

Dormir bem é tão importante para o coração e o cérebro quanto não fumar, fazer exercícios físicos, controlar o colesterol e a pressão arterial, entre outros. Uma nova diretriz da Associação Norte-Americana do Coração (AHA) incluiu os padrões de sono entre os fatores de risco para enfermidades como infarto e acidente vascular cerebral.

A Associação considera que, após 12 anos de avaliações e 2,4 mil pesquisas científicas sobre o tema, a relação entre a qualidade do descanso noturno e a saúde cardiovascular está bem estabelecida. A lista de cuidados foi atualizada e o padrão de sono entrou como um dos agora oito fatores de saúde fundamentais para o coração e as artérias, e considera que o ideal é que um adulto durma, em média, de 7 a 9 horas de sono por noite.

A doença cardiovascular é a causa número um de morte no mundo.

Como a Apneia do sono afeta o coração

O ronco pode mantê-lo acordado, arruinar seu ciclo de sono e seu ritmo diário, até mesmo prejudicar seus relacionamentos. Mas mais do que ser apenas um aborrecimento, o ronco pode trazer consequências fatais, e ele pode ser o sintoma mais facilmente reconhecido da apneia do sono.

A apneia do sono acontece quando as vias aéreas ficam bloqueadas repetidamente durante o sono, fazendo com que você pare de respirar por curtos períodos. A apneia do sono pode ser causada por certos problemas de saúde, como obesidade.

Quando o fluxo de ar é interrompido, o corpo libera hormônios do estresse, que com o tempo podem levar a doenças cardíacas. Também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, problemas hepáticos e síndrome metabólica.

A apneia do sono afeta a quantidade de oxigênio que seu corpo recebe enquanto você dorme e aumenta o risco de muitos problemas de saúde, incluindo pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Os homens são mais propensos a ter apneia do sono do que as mulheres, e ocorre significativamente mais frequentemente em adultos mais velhos. Também pode haver um risco aumentado para pessoas com histórico familiar de apneia do sono, fumantes e por quem consome bebida alcóolica.

Diagnóstico

Diante deste cenário, é importante que o cardiologista inclua a avaliação da apneia do sono nas consultas para iniciar o tratamento o mais precoce possível, quando diagnosticada. Assim, o paciente terá melhor qualidade do sono e de vida, além de reduzir potencialmente o risco cardiovascular.

Nós da Biologix estamos aqui para ajudar! Nossa solução é simples e envolve um teste de sono não invasivo para ser feito no conforto da casa do paciente sem alterar sua rotina de sono. Uma ferramenta poderosa que deveria fazer parte do exame de rotina no consultório do cardiologista.

O Exame do Sono Biologix, é uma oximetria noturna com algoritmo e inteligência artificial e possui acurácia, sensibilidade e especificidade para diagnosticar apneia do sono seja leve, moderada ou grave, a partir da oximetria, com o cálculo do índice de dessaturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e análise do ronco.

Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e acompanhamento de tratamento do ronco e da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames.

O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples e necessário!

Ofereça ao seu paciente um diagnóstico inovador para um grande problema!

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Caso seja um profissional de saúde,
clique abaixo para falar conosco via WhatsApp:

Caso seja um paciente ou prefira enviar um e-mail,
fale conosco no endereço relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor