Menu Close

A importância da investigação de apneia do sono para o cardiologista
Saiba a importância do diagnóstico da AOS para o cardiologista

Os distúrbios de sono compreendem condições clínicas capazes de interferir negativamente de forma sistêmica sobre o organismo, em especial sobre o sistema cardiovascular. As consequências não se limitam somente ao período em que estamos dormindo, incluem também o período da vigília, comprometendo a qualidade de vida e contribuindo para o surgimento de muitas doenças. A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um transtorno crônico e representa a síndrome mais conhecida e mais importante entre os distúrbios do sono. A AOS é frequentemente subdiagnosticada ainda que tenha sido demonstrada sua relação com eventos e mortalidade cardiovasculares.  

Já na anamnese, a pesquisa de sinais e sintomas como sonolência diurna, ronco e apneia devem ser insistentemente investigados e passaram a fazer parte da história realizada no consultório médico. A seguir, o estudo mais detalhado do sono, por meio de exames, permite classificar a gravidade da AOS. Infelizmente, a realização do exame padrão ouro, a polissonografia, representa incômodo para o paciente, além do alto custo. Por outro lado, avaliação do sono pode ser feita de forma objetiva, por meio de um polissonígrafo portátil, um instrumento mais ágil e simples para o diagnóstico da AOS.

Receba conteúdo em primeira mão

A interação de mecanismos fisiopatológicos envolvidos na AOS é complexa e compreende ativação simpática, inflamação, estresse oxidativo, disfunção endotelial e alteração do ciclo circadiano, fenômenos bem conhecidos pelo médico cardiologista e reconhecidos como fatores de risco para gênese e progressão da doença aterosclerótica cardiovascular. A existência de uma ferramenta de eficiência comprovada no diagnóstico inicial da AOS representa um aliado muito importante para a prática clínica cardiológica.

Por Dr. Bruno Caramelli Cardiologista
Professor Associado nível III da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP
Diretor da Unidade de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor
Presidente do Departamento de Cardiologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da USP

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor