Menu fechado

Ser Médico do Sono
Saiba mais sobre a atuação do Médico do Sono

A atuação do Médico do Sono é uma oportunidade de praticar a arte da Medicina em sua plenitude, somos técnicos, ouvintes, simpatizantes e investigadores. O melhor entendimento da fisiologia do sono ocorrido após a década de 1960 permitiu o surgimento dessa nova especialidade médica dedicada a tratar os mais de 100 diferentes distúrbios do sono. Apesar de ainda termos muitas perguntas precisando de respostas, temos a certeza que esse 1/3 de tempo de vida que passamos dormindo têm funções fundamentais para nossa saúde.

Independente da sua formação inicial (medicina interna, otorrinolaringologista, pneumologista, neurologista, psiquiatra ou pediatra) o especialista em Medicina do Sono possui elevado conhecimento de fisiologia humana, das patologias do sono, ritmos circadianos e importância do sono no processo de saúde.  Nessa sociedade acelerada, que freneticamente busca resultados e compensações vivemos uma explosão de insônia, restrição do tempo do sono, alterações de ritmo circadiano, apneia do sono e parassonias. Com elevada prevalência esses transtornos do sono possuem impacto na saúde estando associados a obesidade, doenças cardiovasculares e menor expectativa de vida.

Receba conteúdo em primeira mão

Ao escutarmos pacientes queixando por não conseguirem dormir, incomodados por não se sentirem bem despertos, buscando ajuda para não importunarem a terceiros com roncos ou movimentos inoportunos durante a noite damos início a uma anamnese que valorizará suas queixas, avaliará seus hábitos, seu histórico pessoal e familiar. Realizamos um exame físico detalhado e orientamos quais exames complementares são indicados. Em especial desde nosso primeiro contato podemos começar um tratamento, orientando higiene do sono, sugerindo adaptações em suas rotinas e, após avaliar exames físico e complementares implementar o tratamento e acompanha-lo.  

Todos os médicos do sono necessitam de atualização e estudos constantes, conhecendo as novas tecnologias e compreendendo como estas podem auxiliar no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de seus pacientes.  Essa busca constante por melhor entendimento da fisiopatologia, teste de tratamentos e novas tecnologias nos torna pesquisadores. E quanto mais descobrimos mais detalhes precisamos investigar e notamos a necessidade de refinar diagnósticos e tratamentos. E ao reconhecermos o grande impacto que essas patologias trazem passamos a agentes promotores de saúde. Assim poderia descrever as características de um médico do sono: estudantes apaixonados, médicos atenciosos a detalhes da rotina de seus pacientes, pesquisadores cheios de hipóteses e promotores da importância de boas noites de sono.

Por Dra. Carolina Ferraz de Paula Soares Otorrinolaringolotista e Médica do sono
Instagram: @medicadosono

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Baixe gratuitamente o e-book:

Veja também

Receba o contato do nosso consultor