Menu fechado

A importância do profissional de saúde no acompanhamento do paciente usuário de CPAP
A importância do acompanhamento dos pacientes usuários de CPAP

Na apneia do sono o tratamento considerado padrão ouro, principalmente nos casos moderados e graves, é o uso do CPAP (Continue Positive Airway Pressure), que por meio de uma pressão positiva mantém as vias aéreas abertas durante toda a noite de sono.

 À medida que este ano histórico chega ao fim, outra situação de saúde pública (embora mais previsível) ainda está sobre nós: a gripe.

Essa dupla ameaça é preocupante para pacientes com apneia do sono que usam terapia CPAP e podem ter outros problemas de saúde, como doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes tipo 2 ou outras condições médicas subjacentes que trazem o risco de doença grave se infectados. Embora os casos de gripe geralmente tenham seu pico no outono- inverno,  é importante para os profissionais de saúde educar os pacientes agora sobre a importância do uso adequado do CPAP e como eles podem ter um sono ideal, o que pode ajudar a fortalecer seus sistemas imunológicos.

Aqui estão quatro pontos principais que podem ajudar os pacientes com apneia do sono em uso de terapia CPAP a otimizar sua saúde:

  • Certifique-se de que eles estejam devidamente ajustados para as máscaras e CPAP e recomende um dispositivo que atenda às suas necessidades: Para pacientes com apneia do sono, as etapas imediatas após o diagnóstico são fundamentais para uma experiência positiva. Começar a terapia com a máscara certa é um dos fatores mais importantes na adesão, pois uma máscara bem ajustada é mais confortável para um recém-diagnosticado ou mesmo um usuário antigo. Com o tempo, a apneia do sono mal tratada pode aumentar o risco de uma série de doenças crônicas, incluindo hipertensão, doenças cardíacas e pressão alta, e mais recentemente foi associada a um risco elevado de doença de Alzheimer.
  • Recomende a limpeza regular das máquinas CPAP, máscaras e todos os outros acessórios: Os pacientes devem sempre limpar seus equipamentos de CPAP conforme as instruções, mas isso é ainda mais importante durante a gripe. Se ficarem doentes, é importante manter as áreas da superfície limpas.
  • Use ferramentas digitais como monitoramento remoto para aumentar a aderência: Durante a pandemia de COVID-19, houve um aumento significativo no uso de telemedicina e monitoramento remoto de saúde, havia uma indisponibilidade de consultas presenciais porém, ao mesmo tempo, ainda a necessidade constante de atendimentos . Os testes para diagnosticar a apneia do sono, que antes eram administrados em um laboratório do sono, agora podem ser feitos em casa, e dessa forma reduzir o risco de exposição a vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus e a gripe. Uma ferramenta importante a ser utilizada para auxiliar o profissional de saúde no acompanhamento dos pacientes durante a adaptação à PAP é a oximetria noturna. Dessa forma, através do IDO (índice de dessaturação do oxigênio), verifica-se se a terapia com o uso do equipamento corrigiu os níveis de oxigenação durante a noite. Seu papel é também dar orientações de forma a melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, de vida do paciente.

As soluções Biologix proporciona diversos benefícios e vantagens ao profissional de saúde no acompanhamento de seus pacientes, por ser prático, eficaz e validado clinicamente, além de confortável pois pode ser utilizado em casa, em pacientes com pouca mobilidade, idosos ou deficientes.

  • Enfatize a importância de manter uma boa higiene do sono para manter o sistema imunológico forte: A má higiene do sono tem sido associada a um declínio do sistema imunológico, convidando a resfriados e gripes comuns, bem como a doenças mais graves. Uma rotina de sono consistente com sete a nove horas de sono noturno pode aumentar a imunidade contra vírus e diminuir o risco de doenças fatais, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e depressão. O descanso adequado é especialmente importante para pacientes com doenças pré-existentes para evitar o agravamento dos sintomas.

Durante esses períodos sem precedentes e muitas vezes estressantes, os profissionais de saúde são parceiros essenciais para pacientes com apneia do sono, fornecendo dicas e ferramentas para melhorar sua adesão à terapia com CPAP, ajudando os pacientes a se manterem saudáveis ​​e ajudando a prevenir COVID-19 e também a gripe.

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ebook_profissional-acompanhamento.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ebook_profissional-acompanhamento-cpap.pdf’]

Baixe gratuitamente o e-book:

[lcg-img src='ebookimage' width='250px' height='250px' border_radius='30px']
[/lcg]

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Caso seja um profissional de saúde,
clique abaixo para falar conosco via WhatsApp:

Caso seja um paciente ou prefira enviar um e-mail,
fale conosco no endereço relacionamento@biologix.com.br

Receba o contato do nosso consultor