O sono reparador tem papel fundamental na dor. A produção de endorfina, o reparo muscular e a redução da síntese dos agentes inflamatórios são algumas das possíveis explicações. A presença da apneia obstrutiva do sono (AOS), por sua vez, pode agravar os quadros álgicos por meio de diversos mecanismos, como: maior sensitização neuronal, ativação do sistema simpático, produção de agentes inflamatórios, fragmentação do sono, etc.
El Bruxismo é também prevalente em pacientes apneicos; estudos apontam que a metade dos portadores de AOS tem bruxismo.
O artigo de hoje avaliou 71 pacientes portadores de bruxismo, DTM e AOS. Foram divididos em 3 grupos de acordo com a severidade da AOS: leve, moderada e acentuada.
Exames de tomografia foram feitos objetivando avaliar o volume condilar.
Ao final, os autores observaram que AOS moderada a acentuada é fator de risco para dor orofacial, bruxismo do sono e alteração condilar (o que pode afetar o volume condilar e a área superficial). Terapias apropriadas para AOS devem ser utilizadas ajudando na remissão da dor orofacial, redução do ranger de dentes durante o sono e prevenção do desgaste condilar a longo prazo.
El Aparelho Intraoral (AIO) trata a AOS e auxilia no controle do bruxismo; o cirurgião-dentista qualificado em Odontologia do Sono é o profissional indicado para atender essa demanda.
Por Dr. Walter Silva Júnior
Odontólogo del sueño certificado por la American Board of Dental Sleep Medicine [Junta
Estadounidense de Medicina Dental del Sueño] (ABDSM, por sus siglas en inglés).
Doctorado en sueño en Hospital de Rehabilitación de Anomalías Craneofaciales/Universidad de São Paulo – Bauru, São Paulo.
Página web: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
FUENTE: Obstructive sleep apnea: a follow-up
program in its relation to temporomandibular joint disorder, sleep bruxism and orofacial pain.
Ruoyu Ning et al.
BMC Oral Health (2023) 23:578
El Examen del Sueño Biologix®
El diagnóstico de la apnea obstructiva del sueño es sencillo y esencial para iniciar un tratamiento adecuado.
El Examen del Sueño Biologix® es una polisomnografía remota que mide saturación de oxígeno, frecuencia cardíaca, actimetría y ronquidos a través del micrófono del celular.
Diseñado para realizarse en casa, este examen facilita el diagnóstico y el seguimiento del tratamiento de la apnea del sueño. A la hora de dormir, el paciente solo debe colocarse el sensor en el dedo e iniciar el examen en la aplicación de Biologix. Al despertar la mañana siguiente, con pulsar en “Concluir examen”, el resultado estará disponible en el portal de exámenes en cuestión de segundos.