Menu fechado

Divórcio do Sono
O efeito do ronco nos relacionamentos

Com a pandemia de COVID-19 mantendo os casais trancados juntos em suas casas indefinidamente, não é de se admirar que haja um aumento antecipado de divórcios. Os problemas financeiros e a infidelidade fazem as pessoas questionarem se são felizes no casamento. Embora possa haver um aumento nos divórcios, os divórcios durante o sono são ainda mais comuns. Quando um ou ambos os parceiros roncam durante a noite, às vezes os casais dormem em divórcio. Isso significa que eles dormem em quartos separados para escapar dos roncos altos durante a noite.

Como roncador, você pode não perceber, mas seu sono é muito pobre e fragmentado quando você ronca, acordando inconscientemente centenas de vezes. É mais provável que você fique irritado, tenha falta de foco e esteja mais sujeito a mudanças de humor. Isso, por sua vez, leva à falta de intimidade e vínculo com o parceiro e, em última análise, guarda rancor do parceiro que ronca.

Soa familiar? Você não está sozinho. O ronco também está no topo da tabela de classificação quando se trata da lista de tipos de “comportamento irracional”, o que acaba levando ao divórcio. Com os dois parceiros dormindo na mesma cama, o ronco incessante e a interrupção do sono colocam uma tensão no relacionamento devido à falta de descanso. Como resultado, a irritação, o agravamento e a tensão disparam, que inevitavelmente se transformam em brigas.

Em um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley, pesquisadores avaliaram como uma má qualidade do sono tem um efeito negativo sobre os relacionamentos conjugais. De acordo com a psicóloga e investigadora principal Amie Gordon, “A falta de sono pode nos tornar mais egoístas, pois priorizamos nossas próprias necessidades em detrimento das de nosso parceiro”. Os dados sugerem que o sono interrompido deixa maridos e esposas menos sintonizados e cientes do humor e das necessidades de seus parceiros.

Além disso, a National Sleep Foundation conduziu um estudo e descobriu o seguinte:

  • Aproximadamente 12% dos casais dormem sozinhos.
  • A satisfação no casamento pode estar diretamente ligada ao sono. Os casais que relatam baixo contentamento conjugal têm muito mais probabilidade de sofrer de uma variedade de distúrbios do sono.

Receba conteúdo em primeira mão

Tudo o que é necessário para ficar longe de advogados de divórcio e caminhar em direção à felicidade conjugal é saber a causa do ronco. Muitas vezes, o ronco não é simplesmente devido à congestão nasal. Pode ser um sinal de um distúrbio conhecido como apneia obstrutiva do sono (AOS), em que o indivíduo para de respirar várias vezes durante a noite. E, se não for tratada, a apneia do sono pode afetar a saúde do paciente, aumentando o risco de hipertensão, diabetes e derrame. Infelizmente para os casais, o ronco não é o único sintoma associado a apneia do sono; também pode haver uma diminuição da libido e da atividade sexual.

Qualquer um desses fatores pode fazer com que um casal se distancie e, juntos, eles criem um fardo incrível que é difícil de carregar. As pessoas simplesmente não estão no seu melhor quando frequentemente perdem o sono, e o ronco definitivamente não ajuda o roncador ou seu parceiro a ter o descanso que merecem.

O tratamento pode melhorar a situação

O tratamento do ronco e da apneia do sono tem se mostrado eficaz nessas situações. Em um estudo, os pesquisadores analisaram o impacto do tratamento da apneia do sono na satisfação conjugal. Eles descobriram que, depois que a apneia do sono do cônjuge foi tratada, a qualidade de vida do parceiro aumentou drasticamente e sua satisfação conjugal dobrou. Além disso, sua eficiência de sono aumentou de 73% para 82%.

Quer você seja casado ou não, um relacionamento não deve incluir dormir no sofá, protetores de ouvido, pílulas para dormir ou uma taça de vinho antes de dormir. Mas quando esse relacionamento inclui um parceiro que ronca, você fará de tudo para ter uma boa noite de sono.

Diante deste cenário, é importante que todo profissional de saúde inclua a avaliação da apneia do sono nas consultas para iniciar o tratamento o mais precoce possível, quando diagnosticada.

Nós da Biologix estamos aqui para ajudar! Nossa solução é simples e envolve um teste de sono não invasivo para ser feito no conforto da casa do paciente sem alterar sua rotina de sono.

 O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia remota com polissonogramas tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria, ronco (usando o microfone do celular) e validado clinicamente.  Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e acompanhamento de tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames.

Você não pode esperar viver uma vida plena, saudável e feliz sem dormir o suficiente. E você definitivamente não pode esperar que seu relacionamento sobreviva ileso quando você enfrenta tais obstáculos. Ronco e apneia do sono podem realmente afetar seu relacionamento com seu cônjuge.

O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples é necessário!

A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.

É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.

Saiba mais sobre a nossa solução aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Você será redirecionado ao Whatsapp.
Por favor, selecione uma das opções abaixo:

Receba o contato do nosso consultor