Menu Close

A influência do sono sobre seu desempenho no trabalho
Saiba as consequências de uma noite mal dormida

Quando nos sentimos improdutivos e cansados, fica difícil realizar as tarefas com eficiência. Quem nunca sentiu os efeitos de uma noite mal dormida? Cansaço, raciocínio lento, queda na produtividade e enxaqueca podem não só atrapalhar o foco como incapacitar o colaborador. A falta de repouso é também a porta de entrada para vírus e bactérias que abaixam a imunidade do corpo. Para se ter uma ideia, pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial não dorme como gostaria.

O mais indicado é reservar cerca de 8 horas a cada 24 horas para que o organismo realize todas as funções determinadas: descanso da musculatura, liberação de hormônios, consolidação da memória, secreção, fortalecimento do sistema imunológico e outros processos indispensáveis para a saúde do corpo.

Receba conteúdo em primeira mão

A falta do sono traz alguns problemas no trabalho, como:

  • Aumenta os afastamentos por atestados médicos: profissionais que tem distúrbios do sono ficam mais doentes do que os que não possuem;
  • Queda na produtividade causando prejuízo à empresa: profissionais que possuem distúrbios do sono não são tão produtivos quanto poderiam, isso causa um déficit na empresa;
  • Redução na capacidade mental: dificuldade na tomada de decisões, resolução de problemas e desafios.

Para ter um boa noite de sono vale seguir algumas dicas:

  • Durma em um local escuro, silencioso, confortável e fresco;
  • Tenha alguns hábitos antes de dormir, como tomar um banho quente, por exemplo;
  • Pratique atividades físicas;
  • Faça refeições leves

Se você possui alguns sintomas como: sonolência diurna excessiva, dor de cabeça matinal, dificuldade para dormir e manter o sono, dificuldade de concentração, perda da produtividade, você pode ter algum distúrbio do sono.

Procure um médico especialista do sono, pois ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. O distúrbio do sono mais comum, é a apneia do sono. Estudos mostram que cerca de 30% da população mundial possui apneia, mas a grande maioria não sabe.

O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples é necessário. O Examen del Sueño Biologix é uma polissonografia (tipo IV), que pode ser feito em casa, utilizando apenas um celular e um sensor compacto e sem fios. Dessa forma é realizado sem alterar a rotina de sono do paciente. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado imediatamente.

Afinal, dormir adequadamente é essencial para manter a qualidade de vida, alcançar os melhores resultados profissionais e aumentar a longevidade. Manter a saúde e a prevenção em dia é o caminho para ter uma vida mais produtiva e feliz no trabalho.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor