Menu Close

Apneia do sono em crianças
Entenda o impacto que a AOS tem nas crianças

Apneia obstrutiva do sono (AOS) é um problema que afeta a respiração de algumas crianças durante o sono. Obstrução é um bloqueio na passagem de ar para os pulmões. Apneia quer dizer uma parada na respiração por pelo menos 10 segundos. Uma criança (ou adulto) com apneia obstrutiva do sono tem momentos durante o sono quando o ar não consegue passar pelas vias aéreas superiores e chegar até os pulmões.

Essas interrupções no fluxo de ar durante o sono variam de indivíduo para indivíduo podendo piorar ou melhorar dependendo de diversos fatores causam bastante prejuízo na qualidade do sono da criança. Com o tempo, AOS se não tratada, pode resultar em problemas de saúde sérios.

Os sintomas mais observados são ronco alto e frequente, apneias observadas pelos familiares e sono agitado. Entretanto, outros sintomas podem ser observados, como agitação, sudorese profusa, alterações do comportamento, alterações do aprendizado, agressividade, respiração pela boca e, mais raramente em crianças, sonolência excessiva.

Durante o exame clínico deve-se observar questões para detalhamento do ronco (frequência, intensidade, relação com infecções respiratórias, posição ao dormir, continuidade, associação com esforço respiratório), comportamento durante o sono e ao acordar, presença de infecções de vias aéreas superiores de repetição, respiração oral, desempenho escolar. Entretanto, convém ressaltar que a história e o exame físico não são suficientes para diferenciar o ronco primário de apneia do sono em crianças.

Receba conteúdo em primeira mão

O aumento do tamanho (hipertrofia) das amígdalas e adenoides durante o crescimento é a principal causa de apneia do sono em crianças. Outras razões são: obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares. “A apneia do sono se manifesta em crianças de ambos os sexos, em qualquer idade, inclusive em recém-nascidos”, segundo Dr. Pedro Genta Pneumologista especialista em Medicina do Sono. “Contudo, a maior incidência do problema na infância ainda é em crianças na pré-escola – faixa etária na qual a hipertrofia das amígdalas é mais comum”, ressalta o Dr.

Apneia do sono pode afetar a qualidade de vida da criança. Não tratada, apneia do sono pode causar problemas sérios mais cedo ou mais tarde. Algumas crianças têm seu crescimento acometido. A apneia do sono pode também piorar outras condições de saúde com o tempo, podendo elevar a pressão arterial (hipertensão) e aumentar o risco de doença cardíaca e de morte.

A polissonografia é o exame padrão tanto para o diagnóstico, como para a definição da pressão necessária em equipamentos de pressão positiva e para a avaliação do tratamento cirúrgico. A hipóxia intermitente e os múltiplos despertares resultantes dos eventos obstrutivos contribuem para as consequências cardiovasculares, neurocognitivas e comportamentais característico desses pacientes.

Muitas são as formas de tratamento, como: perda de peso, alteração da posição em que a criança dorme, ou, em casos de obstrução das vias aéreas, é preciso recorrer a opções cirúrgicas ou ortodônticas. As cirurgias de retirada da amígdala e da adenoide são bastante eficazes nesses casos. Nos estudos recentes a cirurgia de retirada das amígdalas e adenóides se mostra mais eficaz, melhorando e até curando a apneia, aumentando a qualidade de vida da criança.

A pressão positiva contínua na via aérea nasal (CPAP) é o tratamento mais comum e efetivo para apneia do sono que não pode ser corrigida por meio de cirurgia. O equipamento de CPAP é um compressor que empurra ar dentro de uma máscara que é usada bem ajustada sobre o nariz, durante o sono.  O objetivo é que a criança tenha pouco ou nenhum ronco durante o sono, usando o CPAP. A quantidade de pressão pode ser graduada durante o estudo do sono para verificar o melhor nível para controle da apneia de seu filho.

Como é uma síndrome que pode trazer prejuízos cerebrais, os danos podem ser irreversíveis e por isso o diagnóstico precoce é de extrema importância. Procurar um médico imediatamente para um diagnóstico específico se for observado sintomas da apneia do sono na criança pode ajudá-la a melhorar sua qualidade de sono, aprendizado e sociabilidade.

Veja também

Receba o contato do nosso consultor